PRATICIDADE VIGIADA:

Uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico

Authors

  • LAELTON SILVA
  • STEPHANY MONTEIRO
  • ANA PAULA VILHENA

Keywords:

Google, manipulação, panóptico, coleta de dados, usuário

Abstract

O artigo tem por base estudar o controle que a empresa Google exerce sobre seus usuários e como utiliza os dados armazenados para manipulação do mesmo. O estudo terá por base teórica o mecanismo panóptico que aplica a vigilância onipresente e constante, conseguindo controlar e manipular várias pessoas a partir de um único ponto de observação. O artigo através da pesquisa explicou que o usuário está ciente sobre as informações que a empresa Google tem sobre ele que e a manipulação que ocorre através da coleta de dados, traz ao usuário uma experiência de praticidade ou de invasão de privacidade.

Author Biographies

LAELTON SILVA

Concluinte do curso de Comunicação social – Publicidade e Propaganda.

STEPHANY MONTEIRO

Concluinte do curso de Comunicação social – Publicidade e Propaganda.

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Doutora em Educação (UNESA/RJ), Mestre em Ciências Sociais (UFPA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA).

Published

2019-06-28

How to Cite

SILVA, L., MONTEIRO, S., & VILHENA, A. P. (2019). PRATICIDADE VIGIADA:: Uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 177–200. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2801