A FOTOGRAFIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA:

30 anos de aprendizado com Miguel Chikaoka.

Autores

  • VANESSA PINHEIRO
  • YLEN BRITO
  • VÂNIA COSTA

Palavras-chave:

Miguel Chikaoka, fotografia, educação, Belém

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar o uso da fotografia como prática educacional a partir da visão dos alunos do fotógrafo paulista Miguel Chikaoka, que vem formando novos fotógrafos na cidade de Belém do Pará, desde a década de 1980. A pesquisa é baseada nos últimos trinta anos, quando Miguel Chikaoka potencializou estudos sobre a fotografia no Pará, principalmente a fotografia artesanal. O uso de entrevistas com participantes de oficinas e fotógrafos amadores e profissionais, que um dia foram seus alunos, são utilizados como registros da influência do fotógrafo.

Biografia do Autor

VANESSA PINHEIRO

Graduada em 2014 no curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará – FAP

YLEN BRITO

Estudante de Graduação 8º semestre do curso de Jornalismo Faculdade Estácio do Pará – FAP.

VÂNIA COSTA

Doutora em Comunicação (UFF), professora do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará – FAP, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso que originou este artigo.

Downloads

Publicado

20-06-2016

Como Citar

PINHEIRO, V. ., BRITO, Y., & COSTA, V. (2016). A FOTOGRAFIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA:: 30 anos de aprendizado com Miguel Chikaoka. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(1), 49–64. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2707