A FOTOGRAFIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA:

30 anos de aprendizado com Miguel Chikaoka.

Authors

  • VANESSA PINHEIRO
  • YLEN BRITO
  • VÂNIA COSTA

Keywords:

Miguel Chikaoka, fotografia, educação, Belém

Abstract

O objetivo do trabalho é analisar o uso da fotografia como prática educacional a partir da visão dos alunos do fotógrafo paulista Miguel Chikaoka, que vem formando novos fotógrafos na cidade de Belém do Pará, desde a década de 1980. A pesquisa é baseada nos últimos trinta anos, quando Miguel Chikaoka potencializou estudos sobre a fotografia no Pará, principalmente a fotografia artesanal. O uso de entrevistas com participantes de oficinas e fotógrafos amadores e profissionais, que um dia foram seus alunos, são utilizados como registros da influência do fotógrafo.

Author Biographies

VANESSA PINHEIRO

Graduada em 2014 no curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará – FAP

YLEN BRITO

Estudante de Graduação 8º semestre do curso de Jornalismo Faculdade Estácio do Pará – FAP.

VÂNIA COSTA

Doutora em Comunicação (UFF), professora do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará – FAP, orientadora do Trabalho de Conclusão de Curso que originou este artigo.

Published

2016-06-20

How to Cite

PINHEIRO, V. ., BRITO, Y., & COSTA, V. (2016). A FOTOGRAFIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA:: 30 anos de aprendizado com Miguel Chikaoka. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(1), 49–64. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2707