SÍNDROME DE BURNOUT EM PSICÓLOGOS

Autores/as

Palabras clave:

Síndrome, Sintoma, Tratamento

Resumen

A Síndrome de Burnout é causada pelo excesso de trabalho, resultando em estresse crônico e exaustão física e emocional. A relevância de abordar o Burnout em psicólogos é alta, pois esse transtorno impacta a qualidade de vida. O estudo objetivou descrever a atuação do psicólogo e identificar possíveis indícios de Burnout nesses profissionais, utilizando uma pesquisa bibliográfica e exploratória com materiais de bases de dados como SciELO, PepSic, BVS e Periódicos CAPES, publicados entre 2000 e 2020. Os resultados mostram um aumento na incidência de Burnout entre psicólogos. Conclui-se que sentimentos de fracasso, insegurança, derrota e desesperança, além de fatores ambientais e sociais, são comuns em quem sofre de Burnout.

Biografía del autor/a

Elenson Gleison de Souza Medeiros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2011). Mestrado em Psicologia pela UFPA. Doutorando em psicologia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Psicologia Jurídica (FIBRA). Especialista em Psicologia do Trânsito (FAVENI). Especialista em Saúde, na modalidade Residência Multiprofissional (UFPA). Foi docente do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia UNAMA/CASTANHAL e Uninassau/Belém. Atualmente é docente do curso de Pós-graduação em Psicologia do Trânsito na Faculdade Monet. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA). Psicólogo com atuação no âmbito clínico. Psicólogo da Secretaria de Saúde do Estado do Pará - SESPA e Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC. Psicólogo Clínico, com mais de 10 anos de atuação em atendimento psicológico na abordagem psicanalítica. 

RENAN MOTA SILVA, Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA/IFCH)

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (IFCH/PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ). Graduando em Psicologia (atual) Faculdade Estácio do Pará (Estácio FAP). Membro do Conselho Editorial Científico - Membro Colaborador da Revista Acadêmico Mundo (ISSN 2318-1494); Membro Editor da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento (ISSN 2448-0959). Avaliador nos anos de 2022 e 2023 da Revista Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (PPGE/UNOCHAPECÓ) (ISSN 1984-1566). Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ). Participante do Coletivo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Tem trabalho publicado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) - Porto, Portugal; e trabalho citado pela Universidade da Coruña - Espanha. Atualmente, pesquisando (Des)colonialidades como dispositivos de subjetivação no percurso da atuação profissional docente de um homem na Educação Infantil. 

Tatiane da Rosa Vasconcelo, Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA/IFCH)

Doutoranda em Psicologia, na linha "psicologia, sociedade e saúde", no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2022). Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Psicóloga, graduada pela Universidade Franciscana - UFN (2017). Atua como docente do curso de Psicologia da Universidade da Amazônia (Unama) - Castanhal/ PA. Atua como Pesquisadora do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde no Projeto de Pesquisa Saúde e Democracia: Estudos Integrados sobre Participação Social nas Conferências Nacionais de Saúde. Pesquisa nas áreas de Psicologia Social e da Saúde com ênfase nos seguintes temas: Sistema Único de Saúde (SUS), cuidado em saúde, saúde mental, participação e controle social, saúde coletiva e populações tradicionais. 

Mônica Ewans Muniz da Costa Mesquita, Universidade Federal do Pará – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (UFPA/IFCH)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA). Mestre em Psicologia pelo PPGP/UFPA. Especialista em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Especialista na modalidade residência em Saúde com ênfase em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional da UFPA. Especialista em Musicoterapia formada pela Faculdade Sul Fluminense do Rio de Janeiro. De 2019 a 2023 atuou como psicóloga clinica em um Centro de Reprodução Humana Assistida. Ainda em 2021 ministrou a disciplina Psicologia da Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Mulher e da Criança da UFPA. No primeiro semestre do ano de 2022 ministrou a disciplina Fundamentos e Práticas da Psicologia Hospitalar na Atenção da Saúde da Mulher e da Criança também pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Mulher e da Criança da UFPA. Pesquisa nas áreas de Psicologia Social e da Saúde com temas relacionados ao estudo das migrações, interculturalidade e saúde mental.

Darnei Marques Evangelista, Prefeitura Municipal de Afuá: Afuá, Pará, BR

Bacharel em Psicologia.

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Gleison de Souza Medeiros, E., MOTA SILVA, R., da Rosa Vasconcelo, T. ., Ewans Muniz da Costa Mesquita, M. ., & Marques Evangelista, D. . (2024). SÍNDROME DE BURNOUT EM PSICÓLOGOS. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 344–356. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3073