RUAS EM REDE:

a resistência digital sob a vigilância governamental brasileira

Autores/as

  • ÁDRIA PEREIRA
  • MARCUS CORREA

Palabras clave:

vigilância governamental, mídias digitais, resistência, antifascismo

Resumen

Esta pesquisa busca analisar a vigilância governamental brasileira, através do Estudo de Caso, o dossiê antifascista realizado em 2020 pelo Deputado Douglas Gárcia (PTB-SP), com ênfase na contextualização do panóptico digital e a resistência em rede. O estudo estabelece uma relação entre a vigilância e a formação pública de opiniões no meio virtual, atribuindo causas e consequências deste processo. Do mesmo modo que investiga e explora a dispersão ativista e ações punitivistas do Governo Bolsonaro (sem partido), a fim de estabelecer um entendimento sobre como a vigilância funciona e age nas plataformas digitais, bem como, em consequência dela com o objetivo de modular, prever e modificar o comportamento.

Biografía del autor/a

ÁDRIA PEREIRA

Acadêmica do Curso de Comunicação social - Habilitação em Jornalismo – Faculdade Estácio do Pará.

MARCUS CORREA

Orientador do trabalho. Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM-UFPA), Professor do Curso de Comunicação social – Faculdade Estácio do Pará.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

PEREIRA, ÁDRIA, & CORREA, M. (2021). RUAS EM REDE:: a resistência digital sob a vigilância governamental brasileira. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 7(1), 125–152. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2827