FEMVERTISING:

o empoderamento feminino na publicidade

Autores/as

  • ROBERTA SILVA
  • ANA PAULA VILHENA

Palabras clave:

feminismos, publicidade, femvertising, Dove

Resumen

O papel da mulher na sociedade passou por grandes mudanças ao longo dos tempos. Tal evolução se deu especialmente a partir a ascensão do feminismo, que gerou impacto também na publicidade, que sempre utilizou do ideal do corpo perfeito para sugerir à mulher modos de estar no mundo e de viver. Por isso, o objetivo deste artigo é entender de que forma as mulheres estão sendo representadas na publicidade, através do conceito femvertising, que vem ganhando cada vez mais destaque. Nesse sentido, foi escolhida a marca Dove e a análise foi feita a partir de três campanhas publicitárias, ambas promovidas pela mesma, sendo elas: “Retratos da Real Beleza” de 2013; “#MinhaBelezaMinhaEscolha” de 2016 e “#NosMostre” de 2019.

Biografía del autor/a

ROBERTA SILVA

Estudante de graduação do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Faculdade Estácio do Pará

ANA PAULA VILHENA

Profa. Dra. Ana Paula M. P. de Vilhena. Docente da Estácio FAP. Graduada em Comunicação, Mestra em Ciências Sociais. Doutora em Educação.

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

SILVA, R., & VILHENA, A. P. (2019). FEMVERTISING:: o empoderamento feminino na publicidade. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 159–192. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2809