FEMVERTISING:

o empoderamento feminino na publicidade

Authors

  • ROBERTA SILVA
  • ANA PAULA VILHENA

Keywords:

feminismos, publicidade, femvertising, Dove

Abstract

O papel da mulher na sociedade passou por grandes mudanças ao longo dos tempos. Tal evolução se deu especialmente a partir a ascensão do feminismo, que gerou impacto também na publicidade, que sempre utilizou do ideal do corpo perfeito para sugerir à mulher modos de estar no mundo e de viver. Por isso, o objetivo deste artigo é entender de que forma as mulheres estão sendo representadas na publicidade, através do conceito femvertising, que vem ganhando cada vez mais destaque. Nesse sentido, foi escolhida a marca Dove e a análise foi feita a partir de três campanhas publicitárias, ambas promovidas pela mesma, sendo elas: “Retratos da Real Beleza” de 2013; “#MinhaBelezaMinhaEscolha” de 2016 e “#NosMostre” de 2019.

Author Biographies

ROBERTA SILVA

Estudante de graduação do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Faculdade Estácio do Pará

ANA PAULA VILHENA

Profa. Dra. Ana Paula M. P. de Vilhena. Docente da Estácio FAP. Graduada em Comunicação, Mestra em Ciências Sociais. Doutora em Educação.

Published

2019-12-20

How to Cite

SILVA, R., & VILHENA, A. P. (2019). FEMVERTISING:: o empoderamento feminino na publicidade. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(2), 159–192. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2809