TRADIÇÃO E MODERNIDADE: FESTIVAL DA CULTURA IRITUIENSE E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

Autores/as

  • FRANCINÉIA OLIVEIRA
  • JAMILLE COSTA
  • HELLEN MONARCHA

Palabras clave:

cultura, comunicação, marketing, festival da cultura, Irituia

Resumen

O Festival da Cultura Irituiense é realizado há cerca de 34 de anos, sua primeira edição ocorreu em 1984, desde sua criação o festival tem se ampliado, e a cada ano, vem sendo um sucesso de público o que traz à cidade inúmeros benefícios, entre eles o turismo que movimenta a economia local. O objetivo do presente artigo foi analisar a relação comunicacional do festival da cultura Irituiense com a comunidade e sua relação entre a tradição, modernidade e suas estratégias de marketing. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, para entender a evolução histórica e cultural do festival. Realizou-se uma análise dos eventos culturais baseando-se na teoria comunicacional, e foi realizada uma análise de como o FECUIRI foi feito até aqui, com um diagnóstico de como foi feita a comunicação e debater as diretrizes comunicacionais do Festival da Cultura Popular de Irituia. Para obtenção de dados foi realizada entrevistas semiestruturadas com personagens que estão ligados com a fundação e a realização do festival. Ao longo da pesquisa chegamos a conclusão, que o festival mantém alguns traços do passado, mas é visível a mutabilidade cultural presente no evento.

Biografía del autor/a

FRANCINÉIA OLIVEIRA

Discente Faculdade Estácio do Pará, graduando em Comunicação Social/Publicidade. 

JAMILLE COSTA

Discente Faculdade Estácio do Pará, graduando em Comunicação Social/Publicidade.

HELLEN MONARCHA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA/PA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA).

Publicado

2018-12-14

Cómo citar

OLIVEIRA, F., COSTA, J., & MONARCHA, H. (2018). TRADIÇÃO E MODERNIDADE: FESTIVAL DA CULTURA IRITUIENSE E SUAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 4(2), 149–173. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2785