INTERCOM NORTE MOBILE:
Metodologia de ensino para a produção colaborativa de aplicativos por alunos de graduação em comunicação
Palabras clave:
metodologia de ensino, peer to peer, inteligência coletiva, cibercultura, mídias digitaisResumen
O artigo trata do desenvolvimento de uma proposta teórico-metodológica baseada no processo de criação colaborativa, compartilhada e transdisciplinar a partir do estudo de caso da elaboração de um aplicativo utilizado no maior evento de comunicação social da região Norte do Brasil: o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte 2014), que aconteceu em Belém, na Amazônia brasileira. A metodologia descrita é baseada nos novos paradigmas da transformação midiática, do mercado e do mundo do trabalho apontados por Manuel Castells (2001), da perspectiva da construção coletiva do conhecimento descrita através do conceito de inteligência coletiva de Pierre Levy (2007), na web 2.0 e no sistema colaborativo peer to peer e wiki analisado por Don Tapscott (2007). A proposta abrange as fases de ensino, pesquisa e extensão universitária, e foi elaborada para a partir da sala de aula da disciplina de Mídias Digitais. Partindo de processos de brainstorms coletivos, apresentação e crítica, cada grupo de alunos elaborou uma parte do produto final, de acordo com seus interesses e habilidades. O projeto mobilizou os conceitos de Mídias Digitais, aplicativos, redes sociais, Internet, Sociedade da Informação e outros termos conexos ao trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação, gerando um produto de Tecnologia e Inovação: o aplicativo “Intercom Norte Mobile” que teve 476 downloads pelos congressistas do evento, o que correspondeu a cerca de 60% do público do evento. Assim, proposta deste artigo é compreender, problematizar, aplicar e construir novas metodologias utilizadas na pesquisa em comunicação social, agregando a inovação tecnológica e a multidisciplinaridade na produção de ferramentas de ensino e de mercado. Ao final, conclui-se que a metodologia do peering para aplicativos possibilitou a compreensão das novas tendências das mídias, o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea, a importância das Mídias Digitais na Sociedade da Informação e o papel da produção colaborativa para a formação do profissional de comunicação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.