INTERCOM NORTE MOBILE:

Metodologia de ensino para a produção colaborativa de aplicativos por alunos de graduação em comunicação

Authors

  • FABRÍCIO MATTOS

Keywords:

metodologia de ensino, peer to peer, inteligência coletiva, cibercultura, mídias digitais

Abstract

O artigo trata do desenvolvimento de uma proposta teórico-metodológica baseada no processo de criação colaborativa, compartilhada e transdisciplinar a partir do estudo de caso da elaboração de um aplicativo utilizado no maior evento de comunicação social da região Norte do Brasil: o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte 2014), que aconteceu em Belém, na Amazônia brasileira. A metodologia descrita é baseada nos novos paradigmas da transformação midiática, do mercado e do mundo do trabalho apontados por Manuel Castells (2001), da perspectiva da construção coletiva do conhecimento descrita através do conceito de inteligência coletiva de Pierre Levy (2007), na web 2.0 e no sistema colaborativo peer to peer e wiki analisado por Don Tapscott (2007). A proposta abrange as fases de ensino, pesquisa e extensão universitária, e foi elaborada para a partir da sala de aula da disciplina de Mídias Digitais. Partindo de processos de brainstorms coletivos, apresentação e crítica, cada grupo de alunos elaborou uma parte do produto final, de acordo com seus interesses e habilidades. O projeto mobilizou os conceitos de Mídias Digitais, aplicativos, redes sociais, Internet, Sociedade da Informação e outros termos conexos ao trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação, gerando um produto de Tecnologia e Inovação: o aplicativo “Intercom Norte Mobile” que teve 476 downloads pelos congressistas do evento, o que correspondeu a cerca de 60% do público do evento. Assim, proposta deste artigo é compreender, problematizar, aplicar e construir novas metodologias utilizadas na pesquisa em comunicação social, agregando a inovação tecnológica e a multidisciplinaridade na produção de ferramentas de ensino e de mercado. Ao final, conclui-se que a metodologia do peering para aplicativos possibilitou a compreensão das novas tendências das mídias, o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na sociedade contemporânea, a importância das Mídias Digitais na Sociedade da Informação e o papel da produção colaborativa para a formação do profissional de comunicação.

Author Biography

FABRÍCIO MATTOS

Jornalista, Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Univers­­­idade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade do Estado do Ceará (UECE). Professor dos Cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Estácio do Pará

Published

2016-06-20

How to Cite

MATTOS, F. (2016). INTERCOM NORTE MOBILE:: Metodologia de ensino para a produção colaborativa de aplicativos por alunos de graduação em comunicação. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 2(1), 01–19. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2704