ANÁLISE DO MOVIMENTO SOCIAL ONLINE #ADIAENEM NO NORTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

ENEM; Twitter; resistência; #adiaENEM; pandemia.

Resumo

Este estudo analisa o movimento online #adiaENEM no Twitter durante a pandemia da COVID-19, que teve como objetivo adiar a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio no Norte do país. A pesquisa se baseia na compreensão dos movimentos sociais online e das relações de poder construídas através das desigualdades, resistências cotidianas, lutas transversais e da autonomia do sujeito. A partir de uma netnografia, foram detectadas duas ondas do movimento em maio de 2020 e janeiro de 2021 e concluíram-se que os argumentos e a estrutura da rede diferente em cada onda. Na onda de 2020, o argumento central era as desigualdades sociais e psicológicas, enquanto em 2021, a questão central estava construída sobre um discurso de vida ou morte.

Biografia do Autor

Ana Karoline Barbosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicitária, Professora da Faculdade Estácio do Pará, Especialista em Novas Mídias, Mestra em Ciência da Comunicação (PPGCOM/UFPA). Doutoranda bolsista CAPES em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará

Walter Teixeira Lima Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (UFPA) e do Programa de Pós-graduação Profissional em Inovação Tecnológica (Unifesp). Líder do Grupo Sistemas Cognitivos Artificiais (Unifesp

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Barbosa, A. K., & Teixeira Lima Júnior, W. (2024). ANÁLISE DO MOVIMENTO SOCIAL ONLINE #ADIAENEM NO NORTE DO BRASIL. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 10(1), 12–35. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/3123