O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA INTERAÇÃO ENTRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:
Uma análise das conexões emergentes
Palavras-chave:
Sociedade da informação; competência em informação; Inteligência Artificial; ChatGPT; Construção do conhecimentoResumo
Na sociedade contemporânea, a troca rápida e abundante de informações é uma característica marcante. Estamos imersos em uma era da informação e do conhecimento, onde a informação se tornou um recurso vital. Portanto, é crucial desenvolver habilidades que permitam às pessoas aproveitar essa vasta quantidade de informações de maneira inteligente, eficiente e ética, especialmente à medida que a Inteligência Artificial se torna uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano. Este estudo se concentra em explorar as interações entre Competência em Informação e Inteligência Artificial, com um foco específico na ferramenta ChatGPT, visando promover a construção do conhecimento. Reconhecemos que tanto a Competência em Informação quanto a Inteligência Artificial são ferramentas projetadas para serem utilizadas por seres humanos e entendemos que essa tecnologia ainda depende de aspectos profundamente humanos para alcançar sua plena utilidade. Portanto, à medida que a tecnologia avança, é fundamental que as pessoas desenvolvam ainda mais suas competências em informação, a fim de explorar plenamente o potencial e o significado da Inteligência Artificial.
Palavras-chaves: Sociedade da informação; competência em informação; Inteligência Artificial; ChatGPT; Construção do conhecimento
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista PUÇA são de uso gratuito, destinado a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista PUÇA.