SEPARAÇÃO CONJUGAL: COMPREENDENDO VIVÊNCIAS DE APEGO, PERDAS E LUTO EM MULHERES APÓS O TÉRMINO

Autores

  • Francinaira de Melo Paixão Faculdade Cathedral de Ensino Superior
  • Luana Comito Muner Faculdade Cathedral de Ensino Superior

Palavras-chave:

separação conjugal, apego, perdas, luto

Resumo

A separação conjugal é o rompimento do vínculo afetivo de um casal, geralmente marcado por brigas, acusações e desvalorização do parceiro. A instabilidade, insegurança e a sensação de estar perdido, surgem com toda força após a separação. No início, as providências burocráticas da ruptura desse vínculo afetivo mantêm as mulheres ocupadas, tempos depois, emerge a confusão e as dificuldades de reorganizar-se. Sentimentos de angústia, desesperança e abandono, raiva, tristeza e luto acabam desencadeando ansiedade seguida de depressão. Em função disso, este artigo objetivou investigar o processo de luto vivenciado por mulheres em decorrência do término de suas relações conjugais. Para o alcance do objetivo deste trabalho foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica básica, com uma busca aprofundada acerca do tema. As mulheres apontam para a dificuldade na elaboração da perda, e atribuem alguns fatores motivadores desse término como a infidelidade masculina, diferença de interesses e até mesmo a classe social. Analisando o doloroso processo de reconstrução da identidade individual, constata-se que a separação é uma oportunidade de transformação dessas mulheres modificando sua realidade, se redescobrir, se tornando mais soberana e independente em relação a futuras relações. Diante do exposto, foram sugeridos auxílio através de algumas abordagens da Psicologia, pois acredita-se na importante contribuição do auxílio terapêutico no que se refere ao manejo do luto.

Biografia do Autor

Francinaira de Melo Paixão, Faculdade Cathedral de Ensino Superior

Graduada em Psicologia pela Faculdade Cathedral de Ensino Superior (Boa Vista-RR).

Luana Comito Muner, Faculdade Cathedral de Ensino Superior

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020-Atual) com bolsa institucional, docente no curso de Psicologia da Faculdade Cathedral (2016-Atual), psicóloga hospitalar no Hospital Geral de Roraima-HGR (2016-Atual), responsável técnico da Psicologia do Núcleo de Terapia e Suporte do HGR (2019-Atual) e Editora-Chefe da Revista Cathedral (2020-Atual). Foi Professora Colaboradora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2019). Mestra em Psicologia na área de Avaliação Psicológica pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco como bolsista MEC/CAPES por projeto no observatório da Educação (2012-2013) e bacharel em Psicologia formada pela mesma instituição com bolsa pelo Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Foi voluntária de iniciação científica (2007-2008) e bolsista de iniciação científica (2008-2011). Psicóloga na área da Dependência Química no Centro de Recuperação Recanto das Garças e no Centro Terapêutico Renascimento e Renovação (2013-2016). Foi assistente do Conselho Editorial da Revista Psicologia Escolar e Educacional (2008) e apoio editorial da Revista Psico-USF (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: psicometria; avaliação psicológica; Psicologia escolar e educacional; Psicologia hospitalar e dependência química.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Paixão, F. de M. ., & Muner, L. C. . (2022). SEPARAÇÃO CONJUGAL: COMPREENDENDO VIVÊNCIAS DE APEGO, PERDAS E LUTO EM MULHERES APÓS O TÉRMINO. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(2), 85–104. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/967