A INFLUÊNCIA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO ESTUDO REGIONAL

Autores

  • Diego Armando de Sousa Paz Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)
  • Jose Alencar Viana de Araújo niversidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Região, Correntes teóricas, Marxista

Resumo

O termo região vem sendo estudado ao longo de décadas por diversas correntes teóricas do pensamento geográfico, onde, se é um conceito bastante complexo. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo estudar e discutir os conteúdos de determinadas concepções de região no olhar marxista, de modo a situar o pesquisador dentro do debate atual sobre o tema. Nesse sentido, com relação à metodologia empregada neste trabalho, foi utilizado o uso das abordagens qualitativas, assim, apresentando os principais teóricos que contribuíram para que as mesmas se firmassem como vertentes fundamentais no estudo da região. Dessa forma, do ponto de vista do materialismo histórico-dialético traduz princípios metodológicos que viabiliza entender o conceito de região através de uma visão mais pura da realidade. Portanto, observou-se que a região é formada através da articulação entre diferentes modos de produção, no qual, a partir desse entendimento o estudo de região é mais aprimorado através da visão crítica e radical.

Biografia do Autor

Diego Armando de Sousa Paz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Imperatriz (2014) com especialização em MBA auditoria, controladoria e finanças (2017) pela Unisulma. Atualmente graduando de licenciatura em geografia na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - Uemasul e participante do Programa de Bolsa de Apoio Técnico Institucional - BATI II. Integrante do Grupo de Pesquisa Socioeconômico do Maranhão - GPS. Tenho experiência na área administrativa e assim também na área da educação como professor.

 

Jose Alencar Viana de Araújo, niversidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (2011) e mestrado em Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é professor de Geografia no ensino fundamental. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: imperatriz - ma, serviços públicos de saúde, geomorfologia, redes de saúde e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Paz, D. A. de S. ., & Araújo, J. A. V. de . (2022). A INFLUÊNCIA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NO ESTUDO REGIONAL. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(2), 77–84. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/966