IMIGRANTES DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA SARS-COV-2 E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Imigrantes Digitais, SARS-CoV-2, Ensino de CiênciasResumo
O objetivo principal foi apresentar o resultado de uma análise sistemática realizada em torno de dez artigos pré-selecionados na disciplina de Tecnologias da Informação para o ensino de Ciências tendo como foco principal a utilização da tecnologia na educação em tempos de pandemia SARS-CoV-2. Para a revisão de literatura, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, cuja análise trouxe a tecnologia como ferramenta no processo educativo no ensino de Ciências. Os resultados evidenciaram que, apesar da tecnologia e educação sempre caminharem lado a lado, diante do contexto pandêmico, o que se viu foi o ensino remoto assumindo o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem. Contudo, ninguém realmente estava preparado para lidar com esse formato de ensino, revelando um verdadeiro o apartheid digital vivenciado por estudantes e professores da Educação Básica.