IMIGRANTES DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA SARS-COV-2 E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Vanuza Martins Lara Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Domingos Acelmo Ribeiro Paz Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Ozanira Lima dos Aflitos dos Aflitos Universidade Estadual de Roraima (UERR)
  • Silvana Alves Queiroz Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Palavras-chave:

Imigrantes Digitais, SARS-CoV-2, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo principal foi apresentar o resultado de uma análise sistemática realizada em torno de dez artigos pré-selecionados na disciplina de Tecnologias da Informação para o ensino de Ciências tendo como foco principal a utilização da tecnologia na educação em tempos de pandemia SARS-CoV-2. Para a revisão de literatura, desenvolveu-se uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, cuja análise trouxe a tecnologia como ferramenta no processo educativo no ensino de Ciências. Os resultados evidenciaram que, apesar da tecnologia e educação sempre caminharem lado a lado, diante do contexto pandêmico, o que se viu foi o ensino remoto assumindo o protagonismo do processo de ensino e aprendizagem. Contudo, ninguém realmente estava preparado para lidar com esse formato de ensino, revelando um verdadeiro o apartheid digital vivenciado por estudantes e professores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Vanuza Martins Lara, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Possui Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR), em Ciências da Natureza e Matemática (2018), pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), especialização em Metodologia no ensino da Matemática (2020), pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Na sua trajetória acadêmica foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/Diversidade do subprojeto de Ciências da Natureza e Matemática (2015-2018), e bolsista voluntária do Programa de Extensão e Pesquisa- do seguinte Projeto: " Saberes Indígenas e Camponeses na escola: Diálogo Interdisciplinar entre professores e estudantes na formação docente" (2015-2016) . Também foi monitora da disciplina de Estatística no curso de Licenciatura em Educação do Campo (2018), ambos pela (UFRR). Trabalhou na Escola Est. Profª. Idarlene Severino da Silva, na área de Matemática e Horta Escolar do Programa Federal Mais Educação (2016). Atuou como docente no Colégio Levina Alves da Silva (CLAS) no ensino fundamental I e II, na disciplina de matemática (2020-2021). Atualmente, cursa o mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPGEC), pela Universidade Estatual de Roraima (UERR), (2021-2023), e também cursa 2º Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Domingos Acelmo Ribeiro Paz, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Roraima (2018) e graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006) e especialização em Matemática do Ensino Básico. Atualmente é gestor educacional - Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Tereza Parodi. Tem experiência na área de Matemática e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Banco de dados. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Roraima.

Ozanira Lima dos Aflitos dos Aflitos, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atualmente é seletivo-professora de letras - Secretaria Municipal de Educação e Cultura e professora - Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Licenciatura em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas. Especialista em Educação de Cultura Digital pela Universidade Federal de Roraima e pós graduada em Organização de Trabalho Pedagógico pela Universidade Norte do Paraná. Professora da Rede Municipal de Alto Alegre em Educação Infantil a 14 anos.

Silvana Alves Queiroz , Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2006). É especialista em Educação Especial pela Faculdade Internacional de Curitiba em convênio com o Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - IBPEX (2008). É especialista em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2011). Atualmente é professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Boa Vista, Roraima, atuando como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) na Escola Municipal Profª Carmem Eugênia Macaggi junto a alunos público alvo da Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, com diversos cursos de qualificação profissional.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Lara, V. M. ., Paz, D. A. R. ., dos Aflitos, O. L. dos A., & Queiroz , S. A. . (2022). IMIGRANTES DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA SARS-COV-2 E O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(2), 64–76. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/964