ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES NA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Natália Aguiar Brittes Tinoco Universidade Estácio de Sá - UNESA

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial (ERE), Docentes, Saúde, Desafios, Estratégias

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como a implementação do ensino remoto emergencial impactou no ensino nos cursos de ciências da saúde do campus da UNESA Macaé. Neste estudo foi realizado o levantamento bibliográfico atual relacionado ao tema proposto, seguido de aplicações de formulários on-line (constituído de 17 questões, sendo 5 abertas e 12 fechadas) e de análise dos dados coletados. Os docentes participantes da pesquisa ministram aulas para os 1º a 4º períodos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Nutrição da Instituição UNESA-RJ, Campus Macaé. Destes docentes 55,6% são do sexo feminino e 44,4% do sexo masculino, com o faixa etária: 30 anos até mais que 50 anos. Os docentes evidenciaram como principais dificuldades a avaliação do aprendizado da turma (67%), interação com a turma (25%), como desvantagem a perda de interação com o aluno foi a predominante (53%). Mesmo diante das dificuldades 67% dos docentes se mostraram satisfeitos com as estratégias utilizadas pela instituição de ensino durante o período de ERE. Considerando a preocupação com o aprendizado durante as aulas on-line devido à pandemia do Coronavírus 56% dos docentes se mostraram muito preocupados. A implementação do ensino remoto emergencial não foi algo simples, e durante este período a universidade se mostrou uma instituição flexível, com equidade e através do apoio institucional foi possível realizar a capacitação dos docentes, para que o aprendizado não fosse tão prejudicado no processo de transição entre o ensino presencial e o ensino remoto emergencial.

Biografia do Autor

Natália Aguiar Brittes Tinoco, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2013), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora da Universidade Estácio de Sá nos Campus Macaé e Niterói. Bolsista no Programa de Pesquisa Produtividade - UNESA 2021-2022

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Tinoco, N. A. B. . (2022). ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES NA ÁREA DA SAÚDE. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(2), 37–50. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/962