ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DOS DOCENTES NA ÁREA DA SAÚDE
Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial (ERE), Docentes, Saúde, Desafios, EstratégiasResumo
O objetivo deste estudo foi investigar como a implementação do ensino remoto emergencial impactou no ensino nos cursos de ciências da saúde do campus da UNESA Macaé. Neste estudo foi realizado o levantamento bibliográfico atual relacionado ao tema proposto, seguido de aplicações de formulários on-line (constituído de 17 questões, sendo 5 abertas e 12 fechadas) e de análise dos dados coletados. Os docentes participantes da pesquisa ministram aulas para os 1º a 4º períodos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Nutrição da Instituição UNESA-RJ, Campus Macaé. Destes docentes 55,6% são do sexo feminino e 44,4% do sexo masculino, com o faixa etária: 30 anos até mais que 50 anos. Os docentes evidenciaram como principais dificuldades a avaliação do aprendizado da turma (67%), interação com a turma (25%), como desvantagem a perda de interação com o aluno foi a predominante (53%). Mesmo diante das dificuldades 67% dos docentes se mostraram satisfeitos com as estratégias utilizadas pela instituição de ensino durante o período de ERE. Considerando a preocupação com o aprendizado durante as aulas on-line devido à pandemia do Coronavírus 56% dos docentes se mostraram muito preocupados. A implementação do ensino remoto emergencial não foi algo simples, e durante este período a universidade se mostrou uma instituição flexível, com equidade e através do apoio institucional foi possível realizar a capacitação dos docentes, para que o aprendizado não fosse tão prejudicado no processo de transição entre o ensino presencial e o ensino remoto emergencial.