A CIDADE COMO MARCA: UM ESTUDO DE JUIZ DE FORA SOB A ÓTICA DO PLACE BRANDING

Autores

  • Tatiana Martins Montenegro Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

Palavras-chave:

place branding, marketing turístico, Juiz de Fora

Resumo

Cada lugar possui uma série de atributos que formam a sua identidade e imagem. Ao identificar essas características, torna-se possível potencializar atrativos, aumentar o número de investimentos locais e reter talentos. Isso é Place Branding, um desdobramento do Marketing Turístico que visa pensar os lugares de forma holística e contínua, identificando modos de fortalecer um país, uma região ou uma cidade. Juiz de Fora-MG é polo da Zona da Mata mineira e apresenta uma série de características que podem ser trabalhadas pelo Place Branding como forma de engajar os moradores, aumentar o número de visitantes e fortalecer a identidade perante as demais localidades. Pensando nisso, o presente estudo propõe elencar as principais características identitárias de Juiz de Fora, bem como seus desafios e oportunidades que podem ser explorados por meio do Place Branding. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que reforçaram o potencial da cidade, sobretudo para atrair o público LGBTQIA+, os estudantes e pessoas maduras.

Biografia do Autor

Tatiana Martins Montenegro, Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

Doutoranda na área de Teorias da Literatura e Representações Culturais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora, onde coordena Programas de Iniciação Científica (PIBIC) no campo da Comunicação Social e Planejamento Publicitário. Participa do Programa Pesquisa Produtividade no campo do Marketing Turístico. Conteudista das áreas de Comunicação, Negócios e Hospitalidade (Estácio Nacional). Professora de Pós-Graduação no MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Estácio Juiz de Fora). Tutora EAD do MBA em Marketing e MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing (Estácio Nacional) e Gestão de Marketing (Estácio Nacional). É membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Atuou como docente dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda na Estácio campus Petrópolis - RJ (UNESA). Foi professora substituta no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, ministrando disciplinas para alunos dos cursos de Turismo e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Mestre em Letras (Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES/JF). Graduada em Biblioteconomia (Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO). Graduada em Turismo (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF). Graduada em Comunicação Social (Estácio - Juiz de Fora). Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF). Especialista em Televisão, Cinema e Mídias Digitais (UFJF). Especialista em Mídias na Educação (UFJF). Possui MBA em Marketing, Criatividade e Inovação (Centro Universitário de Maringá). Desenvolve pesquisas sobre Consumo e Cultura Popular Massiva e Pós-Massiva (intertextualidade; moda; telenovela; reality shows, dentre outros fenômenos de massa) e Marketing Turístico.

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

Montenegro, T. M. . (2022). A CIDADE COMO MARCA: UM ESTUDO DE JUIZ DE FORA SOB A ÓTICA DO PLACE BRANDING. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(2), 14–36. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/961