A CIDADE COMO MARCA: UM ESTUDO DE JUIZ DE FORA SOB A ÓTICA DO PLACE BRANDING
Palavras-chave:
place branding, marketing turístico, Juiz de ForaResumo
Cada lugar possui uma série de atributos que formam a sua identidade e imagem. Ao identificar essas características, torna-se possível potencializar atrativos, aumentar o número de investimentos locais e reter talentos. Isso é Place Branding, um desdobramento do Marketing Turístico que visa pensar os lugares de forma holística e contínua, identificando modos de fortalecer um país, uma região ou uma cidade. Juiz de Fora-MG é polo da Zona da Mata mineira e apresenta uma série de características que podem ser trabalhadas pelo Place Branding como forma de engajar os moradores, aumentar o número de visitantes e fortalecer a identidade perante as demais localidades. Pensando nisso, o presente estudo propõe elencar as principais características identitárias de Juiz de Fora, bem como seus desafios e oportunidades que podem ser explorados por meio do Place Branding. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que reforçaram o potencial da cidade, sobretudo para atrair o público LGBTQIA+, os estudantes e pessoas maduras.