TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Criança hospitalizada, QuedaResumo
A educação em saúde acerca da prevenção de quedas em crianças hospitalizadas e seus responsáveis/acompanhantes é uma medida de prevenção que visa a diminuição da ocorrência de evento adverso no cenário hospitalar. Contudo, é importante elencar as estratégias educativas condizentes com o ser criança e sua interpretação de mundo. O presente estudo teve por objetivo relatar uma ação educativa sobre prevenção de quedas direcionada à criança hospitalizada realizada por acadêmicos de enfermagem. É um estudo descritivo, em forma de relato de experiência, realizado no período de agosto a setembro de 2024 em um hospital infantil no município de Boa Vista-Roraima. O planejamento da ação educativa foi elaborado após visita técnica neste estabelecimento de saúde e elegeu-se o teatro como estratégia educativa. O script teatral teve como título “Aprendendo a não cair com o Menino Maluquinho” e contou com personagens que despertaram o interesse do público e contribuíram para aproximações entre os atores e os participantes crianças/familiares, facilitando a abordagem de pontos relevantes a prevenção de quedas de uma forma lúdica, descontraída e de acordo com o imaginário da criança. Esta ação educativa contribuiu para o compromisso social, da coparticipação dos usuários, principalmente as crianças, a colaborar juntamente com os profissionais de saúde para a adesão às boas práticas de segurança do paciente no que refere à prevenção de quedas em crianças hospitalizadas.
Referências
Almis H, Bucak IH, Konca C, Turgut M. Risk factors related to caregivers in hospitalized children’s falls. J Pediatr Nurs. 2017;32:3-7. doi: https://doi.org/10.1016/j. pedn.2016.10.006.
BIASIBETTI, C. et al. Segurança do Paciente em Pediatria: Percepções da Equipe Multiprofissional. Reme: Revista Mineira de Enfermagem [online], Belo Horizonte, v. 24, e1337, 2020. DOI: 10.5935/1415.2762.20200074. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2021.
Barry MM, Battel-Kirk B, Davison H, Dempsey C, Parish R, Schipperen M, et al. The CompHP project handbooks [Internet]. Paris: International Union for Health Promotion and Education (IUHPE); 2012 [cited 2019 Oct 20]. Available from: https://www.iuhpe.org/images/PROJECTS/ ACCREDITATION/CompHP_Project_Handbooks.pdf .
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Segurança do Paciente: protocolo de prevenção de quedas. PROQUALIS. Maio de 2013. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/publicacoes/protocolo-de-prevencao-de-quedas. Acesso em 31/08/2024.
Brás, A. M. R., Quitério, M. M. de S. L., & Nunes, E. M. G. T.. (2020). Nurse's interventions in preventing falls in hospitalized children: scoping review. Revista Brasileira De Enfermagem, 73, e20190409. https://www.scielo.br/j/reben/a/3DdnkLVGZtNv8tfvK8yRKSL/?lang=pt#.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.
Carvalho EO, Lima LN, Melo MC, Boeckmann LMM, Silva VB. Children’s experience on hospitalization: sociology of childhood approach. Cogitare Enferm. 2020;25:e71321. doi: https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.71321.
DiGerolamo K, Davis KF. An integrative review of pediatric fall risk assessment tools. J Pediatr Nurs. 2017;34:23-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.02.036.
FURINI, A. C. A.; NUNES, A. A.; DALLORA, M.E.L.V. Enfermagem desafios e perspectivas para a integralidade do cuidado. In: Perfil das notificações de incidentes relacionados a queda em um complexo hospitalar. Editora Científica Digital [online], p. 213 -226, 2021. ISBN: 210705515. DOI: 10.37885/210705515. Disponível em: <https://www.editoracientifica.org/articles/code/210705515>. Acesso em: 24 out. 2021.
Franck LS, Gay CL, Cooper B, Ezrre S, Murphy B, Chan JSL, et al. The Little Schmidy pediatric hospital fall risk assessment index: a diagnostic accuracy study. Int J Nurs Stud. 2017;68:51-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2016.12.011.
Gurgel SS, Ferreira MK, Sandoval LJ, Araújo PR, Galvão MT, Lima FE. Nursing competences in the prevention of falls in children in light of the galway consensus. Texto Contexto Enferm. 2017;26(4):e03140016.
HOFFMANN, L. M. et al. Incidentes de segurança com crianças hospitalizadas reportados por seus familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem [online], Porto Alegre, v. 41, n. spe, e20190172, 2020. ISSN: 0102-6933. DOI: 10.1590/1983-1447.2020.20190172. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472020.0200424&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 abr. 2021.
Hill-Rodriguez D, Messmer PR, Williams PD, Zeller RA, Williams AR, Wood M, et al. The Humpty Dumpty falls scale: a case-control study.J Spec Pediatr Nurs. 2009;14(1):22–32. doi: https://doi.org/10.1111/j.1744-6155.2008.00166.x.
Ministério da Saúde (BR), Fundação Oswaldo Cruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2014 [citado 2021 maio
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Marco conceptual e la Clasificación Internacional para la Seguridad del Paciente. Geneva: Organización Mundial de la Salud [online], p. 15, 2009. Disponível em:
Palojoki S, Mäkelä M, Lehtonen L, Saranto K. An analysis of electronic health record-related patient safety incidents. Health Informatics J. 2017;23(2):134–45.
Rodrigues, E. S. A., Alves, D. F. dos S., Mendes-Castillo, A. M. C., São-João, T. M., Bueno, G. C. V., Hill-Rodriguez, D., & Gasparino, R. C.. (2023). Escala Humpty Dumpty: adaptação transcultural e validação para cultura brasileira. Acta Paulista De Enfermagem, 36, eAPE009332. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO009332
Staggs VS, Davidson J, Dunton N, Crosser B. Challenges in defining and categorizing falls on diverse unit types. J Nurs Care Qual. apr 2015;30(2):106-12. doi: https:// doi.org/10.1097/NCQ.0000000000000085.
World Health Organization (WHO). Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes nas crianças. [Internet] 2004 [cited 2018 Apr 04] Available from: http://www.who.int/violence_injury_prevention/child/injury/world_report/Falls_portuguese.pdf
» http://www.who.int/violence_injury_prevention/child/injury/world_report/Falls_portuguese.pdf
World Health Organization. Más que palabras: marco conceptual de la Clasificación Internacional para la Seguridad del Paciente versión 1.1 [Internet]. Geneva: WHO; 2009. Disponível: https://bit.ly/1N1tJAc. acesso 18 agosto de 2024.