USO DE COSMÉTICOS EM ESTUDANTES DE BOA VISTA, RORAIMA: ORIENTAÇÕES E AUTOCUIDADO

Autores

  • Anna Júlia Mendes dos Santos Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Gabriella Prado e Silva Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Maria Eduarda Pereira de Sousa Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • José Carlos Pacheco de Souza Centro Universitário Estácio da Amazônia

Palavras-chave:

cosméticos, autocuidado, adolescência

Resumo

Nos dias de hoje, torna-se fácil perceber a importância da beleza física no mundo e na vida das pessoas, evidenciado pelo uso de cosméticos, especialmente para as novas gerações. O uso de dermocosméticos vem sendo feito de maneira cada vez mais precoce. Aliado a isso, a influência das mídias sociais como formadores de opinião, acabam levando crianças e adolescentes a pularem etapas importantes de seu processo evolutivo-educativo. Porém, é necessária a difusão do conhecimento sobre a importância do autocuidado e as aplicações dos produtos existentes no mercado e suas relações com os tipos de pele. O objetivo deste trabalho foi avaliar e orientar quanto ao uso de dermocosméticos, debatendo sobre as formas de autocuidado com a pele em jovens. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em 50 jovens em idade escolar, de 13 e 14 anos matriculados em uma escola pública de Boa Vista, Roraima. A pesquisa foi autorizada pela direção da escola através de documento oficial solicitando uma visita, seguida de palestra e aplicação dos questionários. As perguntas versaram sobre o uso de dermocosméticos, com qual idade começaram a fazer uso, como obtiveram acesso e quem as influenciou a usá-los. Além da aplicação do questionário, foi realizada uma palestra com a finalidade de orientar sobre o uso e a finalidade dos principais produtos de autocuidado existentes no mercado. Os resultados indicaram que 57% das entrevistadas iniciaram o uso dermocosméticos antes dos 10 anos de idade. Em relação a aquisição dos produtos, 69% alegou que compraram por conta própria mesmo desconhecendo ou pouco conhecendo suas finalidades. A influência das mídias sociais foi citada como principal na aquisição e uso de dermocosméticos (43%), enquanto apenas 9% indicou como influência principal suas mães. Em relação ao autocuidado, 57% afirmou que procura manter uma rotina diária básica com a pele. No entanto, 67% possuem algum grau de acne e alegou não procurar tratamento. Outro ponto importante foi o uso do protetor solar, onde 68% afirmou fazer uso diário, embora não façam a reaplicação durante o dia, nem façam a distinção entre os fatores de proteção e a incidência de radiação ultravioleta. Ao concluirmos o presente trabalho, devemos ressaltar entre nossos achados, a falta de orientações adequadas acerca do uso e finalidade de cada produto, bem como a influência cada vez maior das mídias sociais em detrimento da influência materna no cuidado e aquisição de cosméticos. Como pontos positivos, destaca-se a consciência do uso de protetor solar, embora de forma inadequada, além da procura em realizar o autocuidado, ainda que de forma insipiente. Portanto, uma estratégia direcionada esta faixa etária, abordando as implicações éticas e sociais e as necessidades da faixa etária, informando sobre autocuidado, escolha e uso consciente de cosméticos, visando a cada vez mais crescente participação do adolescente no mercado consumidor.

Biografia do Autor

Anna Júlia Mendes dos Santos, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Biomedicina

Gabriella Prado e Silva, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Biomedicina

Maria Eduarda Pereira de Sousa, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Biomedicina

José Carlos Pacheco de Souza, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Biomedicina

Referências

FERREIRA, D. Entre a Infância e a Adolescência: O Consumo de Produtos de Beleza por Pré-adolescentes do Sexo Feminino. Revista da Faculdade de Administração e Economia. São Paulo, 2013.

SOUZA, D.L.; OLIVEIRA, A.; PEREIRA, M.J.; VILLAR, Y.; SOUZA, T.A. O que leva o consumidor adolescente a optar por um cosmético sustentável? 14a Jornada Científica e Tecnológica do Ifsuldeminas. Minas Gerais, 2022.

TAKEITI, B.A.; CARNEIRO, C.; PERES, S.O. Adolescência e suas marcas: o corpo em questão. Desidades. Rio de Janeiro, 2021.

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Publicado

2025-04-11

Como Citar

Mendes dos Santos, A. J. ., Prado e Silva, G. ., Eduarda Pereira de Sousa, M. ., & Pacheco de Souza, J. C. . (2025). USO DE COSMÉTICOS EM ESTUDANTES DE BOA VISTA, RORAIMA: ORIENTAÇÕES E AUTOCUIDADO. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 11(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/3765