USO DE COSMÉTICOS EM ESTUDANTES DE BOA VISTA, RORAIMA: ORIENTAÇÕES E AUTOCUIDADO
Palavras-chave:
cosméticos, autocuidado, adolescênciaResumo
Nos dias de hoje, torna-se fácil perceber a importância da beleza física no mundo e na vida das pessoas, evidenciado pelo uso de cosméticos, especialmente para as novas gerações. O uso de dermocosméticos vem sendo feito de maneira cada vez mais precoce. Aliado a isso, a influência das mídias sociais como formadores de opinião, acabam levando crianças e adolescentes a pularem etapas importantes de seu processo evolutivo-educativo. Porém, é necessária a difusão do conhecimento sobre a importância do autocuidado e as aplicações dos produtos existentes no mercado e suas relações com os tipos de pele. O objetivo deste trabalho foi avaliar e orientar quanto ao uso de dermocosméticos, debatendo sobre as formas de autocuidado com a pele em jovens. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em 50 jovens em idade escolar, de 13 e 14 anos matriculados em uma escola pública de Boa Vista, Roraima. A pesquisa foi autorizada pela direção da escola através de documento oficial solicitando uma visita, seguida de palestra e aplicação dos questionários. As perguntas versaram sobre o uso de dermocosméticos, com qual idade começaram a fazer uso, como obtiveram acesso e quem as influenciou a usá-los. Além da aplicação do questionário, foi realizada uma palestra com a finalidade de orientar sobre o uso e a finalidade dos principais produtos de autocuidado existentes no mercado. Os resultados indicaram que 57% das entrevistadas iniciaram o uso dermocosméticos antes dos 10 anos de idade. Em relação a aquisição dos produtos, 69% alegou que compraram por conta própria mesmo desconhecendo ou pouco conhecendo suas finalidades. A influência das mídias sociais foi citada como principal na aquisição e uso de dermocosméticos (43%), enquanto apenas 9% indicou como influência principal suas mães. Em relação ao autocuidado, 57% afirmou que procura manter uma rotina diária básica com a pele. No entanto, 67% possuem algum grau de acne e alegou não procurar tratamento. Outro ponto importante foi o uso do protetor solar, onde 68% afirmou fazer uso diário, embora não façam a reaplicação durante o dia, nem façam a distinção entre os fatores de proteção e a incidência de radiação ultravioleta. Ao concluirmos o presente trabalho, devemos ressaltar entre nossos achados, a falta de orientações adequadas acerca do uso e finalidade de cada produto, bem como a influência cada vez maior das mídias sociais em detrimento da influência materna no cuidado e aquisição de cosméticos. Como pontos positivos, destaca-se a consciência do uso de protetor solar, embora de forma inadequada, além da procura em realizar o autocuidado, ainda que de forma insipiente. Portanto, uma estratégia direcionada esta faixa etária, abordando as implicações éticas e sociais e as necessidades da faixa etária, informando sobre autocuidado, escolha e uso consciente de cosméticos, visando a cada vez mais crescente participação do adolescente no mercado consumidor.
Referências
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