COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO PASSIVA E ATIVA NA ESPASTICIDADE EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Ana Beatriz Marialva Vieira Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Érica Nathaly Franco Reis Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Isabel Eyshila Facundes da Silva Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Michelle Ribeiro Pacheco Alvez Centro Universitário Estácio da Amazônia

Palavras-chave:

espaticidade, mobilização, qualidade de vida

Resumo

A espasticidade pode levar a limitações funcionais severas, impactando a qualidade de vida e a capacidade de realizar as atividades de vida diária. O manejo equilibrado entre atividades passivas e ativas é crucial na reabilitação de pacientes com espasticidade. O objetivo do trabalho é realizar a comparação das técnicas de mobilização passiva e ativa na redução da espasticidade em pacientes com condições neurológicas através de recursos fisioterapêuticos. Este estudo trata-se de uma revisão de pesquisa bibliográfica, descritiva, realizada nos meses de Agosto e Setembro de 2024. A pesquisa teve como base bibliográfica, dados encontrados nos seguintes sites: google acadêmico, SciELO e base LILACS. Inicialmente, foi realizado uma seleção de artigos com base nos títulos e resumos dos artigos encontrados. As principais terapias citadas incluem cinesioterapia, termoterapia, crioterapia, eletroterapia e fisioterapia aquática que ajudam no controle do tônus muscular e melhoram a força e função muscular, possibilitando uma melhor evolução do paciente, tendo em vista a expectativa dos familiares e acompanhantes. Concluímos que os protocolos fisioterapêuticos utilizados como a mobilidade ativa e passiva obtiveram resultados positivos para melhora da funcionalidade, espasticidade e qualidade de vida dos pacientes neurológicos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Marialva Vieira, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Fisioterapia

Érica Nathaly Franco Reis, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Fisioterapia

Isabel Eyshila Facundes da Silva, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmica do Curso de Fisioterapia

Michelle Ribeiro Pacheco Alvez, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Docente do Curso de Fisioterapia

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO. Espasticidade: Avaliação Clínica. p.3, 2006.

-GUARANY, F. C. et al. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas: Espasticidade p.291 Portaria SAS/MS no 377, de 10 de novembro de 2009.

-HARRIS, J., SMITH, L., & JOHNSON, R. Active Mobilization Techniques in Rehabilitation: A Review. Journal of Physical Therapy, 2020. p 123-130.

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Marialva Vieira, A. B. ., Nathaly Franco Reis, Érica ., Eyshila Facundes da Silva, I. ., & Ribeiro Pacheco Alvez, M. . (2025). COMPARAÇÃO ENTRE TÉCNICAS DE MOBILIZAÇÃO PASSIVA E ATIVA NA ESPASTICIDADE EM FISIOTERAPIA. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 11(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/3762