A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA NO PÓS-CIRÚGICO DE ALONGAMENTO DO FÊMUR: UMA REVISÃO BIBLOGRÁFICA

Autores

  • Carlos das Graças Melo de Azevedo Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • João Paulo Barbosa de Moraes Centro Universitário Estácio da Amazônia
  • Gabriel Parisotto Centro Universitário Estácio da Amazônia

Palavras-chave:

fisioterapia, alongamento, ósseo, fêmur

Resumo

O procedimento de alongamento do fêmur é complexo e demanda cuidados específicos para garantir uma recuperação adequada e evitar complicações. A fisioterapia desempenha um papel crucial nesse contexto, não apenas no alívio da dor, mas também na reabilitação eficaz do paciente. O objetivo deste estudo é avaliar a importância do fisioterapeuta no pós-cirúrgico de alongamento do fêmur por meio de uma revisão bibliográfica, buscando compreender o papel da fisioterapia na recuperação dos pacientes submetidos a esse procedimento, identificando as melhores práticas de cuidado pós-operatório. Além disso, espera-se que o trabalho possa beneficiar pacientes submetidos ao procedimento de alongamento do fêmur, ajudando-os a reconhecer a importância da fisioterapia em seu processo de recuperação. "O fisioterapeuta é peça fundamental ou não no pós-cirúrgico de alongamento do fêmur?", este trabalho buscou avaliar a importância deste profissional no processo de recuperação após o procedimento cirúrgico. Com base em tais evidências, espera-se que esta pesquisa confirme a importância da fisioterapia no pós-cirúrgico de alongamento do fêmur. Durante a cirurgia de alongamento ósseo de fêmur, os músculos adjacentes ao osso alongado são impactados de diversas maneiras. Além disso, o próprio procedimento de alongamento ósseo pode causar estresse e tensão excessiva em determinadas áreas musculares devido à alteração na biomecânica do membro inferior. Nesse contexto, o fisioterapeuta desempenha um papel crucial no pós-operatório por meio de uma abordagem individualizada e baseada em evidências, o fisioterapeuta trabalha para restaurar a função muscular, melhorar a amplitude de movimento das articulações e promover a estabilidade e controle neuromuscular adequados após a cirurgia de alongamento de fêmur.

Biografia do Autor

Carlos das Graças Melo de Azevedo, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmico do Curso de Fisioterapia

João Paulo Barbosa de Moraes, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Acadêmico do Curso de Fisioterapia

Gabriel Parisotto, Centro Universitário Estácio da Amazônia

Docente do Curso de Fisioterapia

Referências

FERNANDES, M.R., Barbosa, M.A., Sousa, A.C.S., Carvalho, W.F., & Moreira, R.C. (2017). The importance of physical therapy in the postoperativeof femur fracture in the elderly: a case report. Journal of Aging Research & Clinical Practice, 6(2), 104–107.

BRAUN, V., & Clarke, V. (2006). Using thematicanalysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), pp.77-101.

BROWN, J., Cook, J.L., & Mendelson R.M. (2017). The role of the physical therapist in the management of osteoarthritis. Arthritis Care and Research, 69(1), 24-32.

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

das Graças Melo de Azevedo, C. ., Barbosa de Moraes, J. P. ., & Parisotto, G. . (2025). A IMPORTÂNCIA DO FISIOTERAPEUTA NO PÓS-CIRÚGICO DE ALONGAMENTO DO FÊMUR: UMA REVISÃO BIBLOGRÁFICA . Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 11(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/3760