METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO À DISTÂNCIA: as concepções dos discentes de um polo presencial no município de Boa Vista – RR

Autores

  • André Itauai Lira de Lima
  • Sonia Regina Mendes dos Santos

Palavras-chave:

ambiente virtual de aprendizagem, sala de aula invertida, metodologia ativa

Resumo

O Ensino à Distância (EAD) está se tornando uma das principais modalidades de ensino no Brasil, e
esse crescimento abre espaços para novas possibilidades de metodologias de ensino. Um desses métodos de ensino
e aprendizagem é a Sala de Aula Invertida, uma das metodologias ativas, baseada na participação efetiva dos
estudantes na construção do processo de aprendizagem, Nesse contexto, o presente trabalho aborda o método da
sala de aula invertida no ensino à distância, sob a perspectiva dos discentes matriculados do primeiro ao terceiro
semestre dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia de uma instituição de ensino superior
privada localizada em Boa Vista, Roraima. O objetivo da pesquisa foi identificar as concepções dos discentes
quanto à metodologia ativa na qual participam, presente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mapeando
as condições de infraestrutura dos alunos em relação ao acesso à internet e a plataforma virtual de aprendizagem
e investigando os principais obstáculos e facilidades enfrentados aos alunos que optam pelo EAD no seu processo
de aprendizagem. A metodologia utilizada se deu a partir da revisão bibliográfica e de questionários aplicados pelo
Google Forms que foram respondidos por 20 estudantes. A pesquisa analisou, a partir de uma abordagem
qualitativa, as experiências vividas pelos estudantes na utilização do ambiente virtual quanto a metodologia ativa.
Os dados foram analisados através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2010). A pesquisa foi aprovada
pelo Comitê de Ética. Os resultados demonstram que as dificuldades estão relacionadas aos aspectos estruturais
como a acesso e qualidade da internet, bem como o desconhecimento de todas as funcionalidades presentes no
ambiente virtual de aprendizagem. A flexibilidade de horário continua sendo a maior vantagem atribuída a
modalidade EAD, seguida da acessibilidade financeira. Quanto aos aspectos metodológicos, os discentes relatam
que se ressentem do tempo de espera para atendimento da tutoria para tirar dúvidas, apreciam as videoaulas desde
que atualizadas.

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Publicado

2024-06-07

Como Citar

Itauai Lira de Lima, A. ., & Regina Mendes dos Santos, S. . (2024). METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO À DISTÂNCIA: as concepções dos discentes de um polo presencial no município de Boa Vista – RR. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 10(2). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/3088