A TUTELA AMBIENTAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS EM CONTRATOS DE CARBONO: ANÁLISE DO REDD+ JURISDICIONAL E MERCADO VOLUNTÁRIO NO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Stéfano Teixeira Lopes Silveira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0009-0006-3312-7763
  • Janderson de Paula Souza UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Priscila Elise Alves Vasconcelos Universidade Federal de Roraima
  • Sanny Bruna Oliveira Fernandes
  • Hirdan Katarina de Medeiros Costa

Palavras-chave:

Comunidades Tradicionais; Mercados de Carbono; Pará; REDD

Resumo

Os projetos que têm como base, a comercialização de créditos de carbono têm afetado diretamente a vida de comunidades tradicionais na Amazônia Legal, a presente pesquisa tem como escopo a análise da proteção à garantia dos direitos dessas no estado do Pará, com enfoque na comparação entre duas diferentes abordagens de projetos de carbono: O REDD+ Jurisdicional promovido pelo poder público e os projetos de carbono do mercado voluntário, desenvolvidos a partir da autorregulação dos atores do setor privado.  Para isso, foi empregada vasta revisão bibliográfica qualitativa de literatura das áreas do Direito, Economia e Sociologia, além de documentos oficiais de entes públicos que serão utilizados para compreender melhor a atuação desses entes. Foi desenvolvida a problemática dos chamados “cowboys de carbono”, assim como as boas práticas de projetos voluntários reconhecidos para compreender o panorama do mercado voluntário; em relação aos projetos de REDD+ Jurisdicional, se buscou compreender como funciona a atividade, porque ela tem sido estimulada nos estados Amazônicos e quais instrumentos são incorporados para garantir os direitos das populações tradicionais paraenses.

Biografia do Autor

Stéfano Teixeira Lopes Silveira, Universidade de São Paulo

 Advogado e pesquisador, atualmente cursando Mestrado em Direito Econômico Ambiental pela Universidade de São Paulo, com bolsa CAPES/PROEX. Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, com período de intercâmbio acadêmico na Universidad de Salamanca. Atualmente, é associado ao Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action e ao Youth Climate Leaders. Coordena a Oficina de Direito Ambiental da Universidade de São Paulo e é membro da Comissão do Meio Ambiente da OAB/SP. Atua como pesquisador no Observatorio de Litigación Ecológica y Climática de América Latina e como monitor da disciplina de Direito Ambiental nas Faculdades de Direito, Química e Engenharia da USP. Seus estudos focam nas áreas de Direito Econômico Ambiental, com ênfase em Mercados de Carbono e Financiamento Climático. E-mail: stefano.silveira@usp.br

Priscila Elise Alves Vasconcelos , Universidade Federal de Roraima

Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima -CCJ UFRR.Coordenadora do DINTER UFRR UERJ. Coordenadora do Núcleo de Práticas  Jurídicas -NPJ  ICJ/UFRR. Pós-Doutora em Direito das Cidades (UERJ). Doutora em Direito (UVA) e Mestra em Agronegócios (UFGD). Especialista em Meio Ambiente (COPPE UFRJ) e Direito Público e Privado (EMERJ ESA). Pesquisadora do GGINNS -Global Comparative  Law:  Governance,  Innovation  and  Sustainability. Líder  do  Grupo  de  Pesquisa Professora Adjunta da Universidade Federal de Roraima -CCJ UFRR.Coordenadora do DINTER UFRR UERJ. Coordenadora do Núcleo de Práticas  Jurídicas -NPJ  ICJ/UFRR. Pós-Doutora em Direito das Cidades (UERJ). Doutora em Direito (UVA) e Mestra em Agronegócios (UFGD). Especialista em Meio Ambiente (COPPE UFRJ) e Direito Público e Privado (EMERJ ESA). Pesquisadora do GGINNS -Global Comparative  Law:  Governance,  Innovation  and  Sustainability. Líder  do  Grupo  de  Pesquisa  DireitoAmbiental  Econômico  e  Direito  de  Energia  em  prol  da  Sustentabilidade  da  Região  Norte  do  Brasilhttp://lattes.cnpq.br/6228292800964118adjuntada  Universidade  Federal  de  Roraima.  E-mail: priscila.vasconcelos@ufrr.br. DireitoAmbiental  Econômico  e  Direito  de  Energia  em  prol  da  Sustentabilidade  da  Região  Norte  do  Brasilhttp://lattes.cnpq.br/6228292800964118adjuntada  Universidade  Federal  de  Roraima.  E-mail: priscila.vasconcelos@ufrr.br.

Sanny Bruna Oliveira Fernandes

Advogada formada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Especialista em Direito e Processo Tributário (CERS). Especialista em Direito do consumidor (CERS). E-mail: sannybruna@gmail.com

Hirdan Katarina de Medeiros Costa

Advogada formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Processo Civil. Livre Docente, Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Energia pelo Programa de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo (PPGE/USP). Mestre em Direito de Energia e de Recursos Naturais pela Universidade de Oklahoma (OU), nos Estados Unidos. Mestre em Direito (PUC/SP). E-mail:  hirdan@usp.br

Referências

REFERÊNCIAS:

ANJOS, Anna Beatriz. Empresa vende créditos de carbono sobre terras públicas na Ilha do Marajó. Agência Pública. 1 de maio de 2022. Disponível em: https://apublica.org/2022/05/empresa-vende-creditos-de-carbono-sobre-terras-publicas-na-ilha-do-marajo/. Acesso em: 01 de outubro de 2023.

ASSUNÇÃO, Marcos Venancio Silva; REYMAO, Ana Elizabeth Neirao; TUPIASSU, Lise. Vantagens e desvantagens das abordagens jurisdicionais de REDD+ a serem consideradas pelos estados da Amazônia Legal. Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável. Volume 9, n. 1. 2023. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistaddsus/article/view/9558. Acesso em: 8 de dezembro de 2023.

BRITO, Ciro de Souza. Bem viver vivido, conquista e almejado: um estudo sobre comunidades tradicionais que lutam por reconhecimento territorial na baixada maranhense. 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/14485/1/Dissertacao_BemViverVivido.pdf. Acesso em: 09 de novembro de 2023.

CARNEIRO, Taymã; SETA, Isabel; VOCCIO, Giaccomo. Fraude na Amazônia: empresas usam terras públicas como se fossem particulares para vender créditos de carbono a gigantes multinacionais. G1. 02 de outubro de 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/10/02/fraude-na-amazonia-empresas-usam-terras-publicas-como-se-fossem-particulares-para-vender-creditos-de-carbono-a-gigantes-multinacionais.ghtml. Acesso em: 02 de outubro de 2023.

CIFOR. Análise de REDD+. Desafios e Escolhas. Disponível em: https://www.cifor.org/publications/pdf_files/Books/BAngelsen1304.pdf. Acesso em: 27 de setembro de 2023.

DA MOTTA, Seroa et al. Perguntas chaves & respostas sobre créditos de carbono de REDD+ jurisdicional (J-REDD+)/ Estadual.

DA MOTTA, Seroa. Oportunidades e barreiras no financiamento de soluções baseadas na natureza. Disponível em: https://cebds.org/ibnbio/wp-content/uploads/2020/10/Financiamento_SolucoesNatureza___Art_6_2mb.pdf. Acesso em: 27 de Setembro de 2023.

DA SILVA, Marcelo Gonçalves. A titulação das terras das comunidades tradicionais quilombolas no Brasil: análise da atuação do Estado. 310 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

FUNDO VALE & ECOSECURITIES. Visão Geral do Mercado Internacional de Carbono. 2022. Disponível em: http://www.fundovale.org/wp-content/uploads/2022/10/Relatorio_MercadoCarbono-FV-Ecosecurities_set22.pdf. Acesso em: 27 de Novembro de 2023.

GIFFONI, Johny Fernandes. Protocolos de consulta e consentimento prévio, livre e informado no estado do Pará. In: LACERDA, Luiz Felipe (org.). Direitos da natureza: marcos para a construção de uma teoria geral. São Leopoldo: Casa Leiria, 2020. p. 91-103. ISBN 978-65-991675-4-6 Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/892. Acesso em: 8 de dezembro de 2023.

GOMES, Guineverre Alvarez Machado de Melo. Desafios para implementação do REDD+ no Brasil: análise das ameaças e oportunidades. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21427. Acesso em: 26 de setembro de 2023.

GOVERNO DO BRASIL. Sumário de informações sobre como as salvaguardas de Cancun foram abordadas e respeitadas pelo Brasil durante a implementação de ações de redução de emissão provenientes do desmatamento no bioma Amazônia entre 2006 e 2010. Disponível em: http://redd.mma.gov.br/images/publicacoes/salvaguardas_1sumario.pdf. Acesso em: 26 de setembro de 2023.

GOVERNO DO PARÁ. Comitê Estadual acompanhará criação do sistema jurisdicional de REDD+ no Pará. 08 de junho de 2022. Disponível em: https://www.semas.pa.gov.br/2022/06/08/comite-estadual-acompanhara-criacao-do-sistema-jurisdicional-redd-no-para/. Acesso em: 27 de setembro de 2023.

GREENFIELD, Patrick. Revealed: more than 90% of rainforest carbon offsets by biggest certifier are worthless, analusis shows. The Guardian. 18 de Janeiro de 2023. Disponível em: https://www.theguardian.com/environment/2023/jan/18/revealed-forest-carbon-offsets-biggest-provider-worthless-verra-aoe. Acesso em: 01 de dezembro de 2023.

LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: desafios, conquistas e impasses atuais. Revista Estudos Feministas, v. 16, p. 965-977, 2008.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL; MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ. Nota técnica: Limites e condições para a realização de projetos incidentes em terras públicas e territórios tradicionais, tomando por escopo os direitos territoriais a partir dos pressupostos de Direitos Humanos. Disponível em: https://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/documentos/2023/mercado-carbono-direitos-comunidades-nota-tecnica-mpf-mppa/view. Acesso em: 01 de outubro de 2023

ROTTA, Fernanda dos Santos. Governança climática e a sustentabilidade florestal nos estados da Amazônia Brasileira. Dissertação (Mestrado em Direito Econômico e Financeiro) – Faculdade de Direito. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

TERRA DE DIREITOS; MALUNGU & COFREM. Nota Técnica: Direitos territoriais frente a contratos de mercado de carbono. Disponível em: https://terradedireitos.org.br/uploads/arquivos/NT-Mercado-de-Carbono_-FINAL.pdf. Acesso em: 26 de Setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Teixeira Lopes Silveira, S. ., de Paula Souza, J. ., Elise Alves Vasconcelos , P. ., Oliveira Fernandes , S. B. ., & Katarina de Medeiros Costa , H. . (2024). A TUTELA AMBIENTAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS EM CONTRATOS DE CARBONO: ANÁLISE DO REDD+ JURISDICIONAL E MERCADO VOLUNTÁRIO NO ESTADO DO PARÁ. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 10(3). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/3066