DE ONDE VEM O MEDO DE FALAR DE GÊNERO NAS ESCOLAS DE BOA VISTA – RORAIMA?

Autores

Palavras-chave:

Estudos de gênero. Ideologia de gênero. Infância. Direitos humanos.

Resumo

Esta investigação abrangerá os estudos de gênero na perspectiva da proibição de seu ensino nas escolas do estado a partir de um contexto marcado por ações políticas e retóricas antigênero. Nos últimos anos, a sociedade brasileira se encontra em um cenário político-discursivo com grupos conservadores e reacionários submetendo o uso do sintagma “ideologia de gênero” para fins políticos e morais contra a população. Essa contraofensiva possui origem no seio da Igreja Católica, servindo de enredo para outras religiões, organizações não governamentais e programas educacionais com a intenção de barrar o avanço dos direitos humanos com relação aos direitos sexuais. De 2017 até ao presente, Roraima apresentou esforços legislativos e ações políticas com a intenção de suprimir abordagens de educação sobre gênero e sexualidade nas escolas. Essa conjuntura reacionária demonstra ataques nos direitos à educação, a informação e a saúde, assim como apresenta elementos que estruturam retóricas produtoras de pânico moral e medo e que podem ser observadas em nível micros sociológicos a que este estudo pretende abordar com o objetivo de aprofundar nos estudos de gênero através da perspectiva de proibição de tais estudos na comunidade escolar de Boa Vista – Roraima. A pesquisa pretende mapear as ações políticas e projetos de leis experimentados pelo Poder Legislativo local na perspectiva de “ideologia de gênero” e, ao mesmo tempo, analisar as implicações do impedimento do diálogo sobre gênero como motivação de estratégica política por apoiadores conservadores na sociedade local. Orientada pela metodologia qualitativa, utilizará de pesquisas exploratórias para aprofundamento do tema, de elaboração de conceitos e de definições fundamentadas nos estudos de gênero a luz das ciências humanas. Os resultados contribuirão para análise das interações e impasses vivenciados no atual cenário político e seus reflexos diante da defesa da democracia.

Biografia do Autor

ALESSANDRA LIMA MEDEIROS, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Mestranda do Programa de Sociedade e Fronteira – UFRR. Cientista Social pela Universidade Federal de Roraima.

Douglas Verbicaro Soares, Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutor em Pasado y Presente de los Derechos Humanos e Mestre em Estudios Interdisciplinares de Género en la Especialidad Jurídica, ambos pela Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). Integra como pesquisador os grupos de pesquisas (CNPq): Núcleo de Estudos e Pesquisas Ovelário Tames/NEPOT (UFRR). Atua como Coordenador do Laboratório de Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (LADIHGES) na Universidade Federal de Roraima e professor do magistério superior no Curso de Direito - ICJ e no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras – (PPGSOF/UFRR). Atualmente, é discente do pós-doutorado em Direito na Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

LIMA MEDEIROS, A., & Verbicaro Soares, D. (2023). DE ONDE VEM O MEDO DE FALAR DE GÊNERO NAS ESCOLAS DE BOA VISTA – RORAIMA? . Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 9(3). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/2307