O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Autores

  • Caroline Luiza Bortolozzo da Silva Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Ohana Karoline Araújo Blanco Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Helenira Macedo Barros Machado Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Daniele Alves Damasceno Gondim Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Palavras-chave:

atendimento pré-hospitalar, urgência, emergência, enfermeiro

Resumo

O APH também conhecido como atendimento pré-hospitalar, é um modelo de atendimento feito fora do âmbito hospitalar, realizado de maneira rápida e eficaz, com o intuito de diminuir a morbimortalidade e sequelas agravantes. O objetivo central do trabalho é compreender o papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com fonte bibliográfica e abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de documentação indireta: revisão bibliográfica e pesquisas documentais obtida de artigos científicos, contendo informações sobre o papel do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar, seja em portarias e artigos publicados nos últimos cinco anos em sites oficiais. Espera-se então que o enfermeiro tenha um perfil profissional em constante desenvolvimento para acompanhar as inovações tecnológicas, com potencial para resolução de problemas, e que tenha agilidade e decisões assertivas, criativas, inovadoras, para que possa agregar uma melhor assistência ao indivíduo acometido pelo trauma. Como resultado ao longo da pesquisa pode-se observar certa unanimidade entre os autores, onde se destaca que o enfermeiro desenvolve ações gerenciais e assistenciais, requerendo conhecimento técnico, científico, habilidade e trabalho em equipe, facilitando assim o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Caroline Luiza Bortolozzo da Silva, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Ohana Karoline Araújo Blanco, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Helenira Macedo Barros Machado, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003). Especialista em Saúde da Família, Terapia Intensiva e Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Atualmente sou Docente do Centro Universitário Estácio da Amazônia/Roraima desde agosto de 2019 e atuo como Enfermeira plantonista na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral de Roraima. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Saúde Coletiva, Urgência e Emergência e Terapia Intensiva.

Daniele Alves Damasceno Gondim, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Programa de Pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2022-05-08

Como Citar

Silva, C. L. B. da ., Blanco, O. K. A. ., Machado, H. M. B. ., & Gondim, D. A. D. . (2022). O PAPEL DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR . Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 8(1), 66–85. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1192