FATORES BIOPSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Autores

  • Bruna Correa Vaz Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Valrismar Yojaira Linares Ferreira Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Ellen Vanuza Martins Bertelli Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, transtorno mental, período pós-parto, fatores de risco

Resumo

Diversos fatores podem ocasionar o desenvolvimento da depressão pós-parto. Este estudo tem como objetivo identificar os fatores de risco da depressão pós-parto e ressaltar a importância do rastreamento precoce para evitar a sua profilaxia. Foi realizada uma revisão integrativa de literatura em bases eletrônicas, a partir da seleção de artigos científicos que abordassem o tema, mediante a utilização de instrumentos próprios para a coleta de dados das amostras. Foi identificado que a depressão pós-parto pode ser influenciada de diversos fatores, sendo os principais: falta de apoio familiar, baixa qualidade de vida, histórico de transtornos mentais anteriores, baixa idade e conturbações na relação com o parceiro. Com o estudo conclui-se que, a depressão pós-parto pode ser gerada de diferentes fatores biopsicossociais, e que o acompanhamento adequado se faz de extrema importância devido sua capacidade de identificar, diagnosticar e tratar esse transtorno evitando o aumento do número de casos de depressão pós-parto.

Biografia do Autor

Bruna Correa Vaz, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Valrismar Yojaira Linares Ferreira, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Ellen Vanuza Martins Bertelli, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Atualmente é enfermeiro - Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, professor do Centro Universitário Estácio da Amazônia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva e Saúde Mental. 

Downloads

Publicado

2022-05-08

Como Citar

Vaz, B. C. ., Ferreira, V. Y. L. ., & Bertelli, E. V. M. . (2022). FATORES BIOPSICOSSOCIAIS RELACIONADOS À DEPRESSÃO PÓS-PARTO. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 8(1), 48–65. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1191