ENTENDIMENTO SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA DE MULHERES NO MUNICÍPIO BOA VISTA-RR

Autores

  • Layra Beatriz da Silva Pereira del Pozo Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Flávia Amaro Gonçalves Tavares Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Palavras-chave:

Parto humanizado, Saúde da mulher, Obstetrícia, Procedimentos invasivos

Resumo

De acordo com estudos recentes existe um aumento significativo da violência obstétrica, que se caracteriza na violência efetuada por médicos e enfermeiros obstetras em mulheres grávidas, em forma de negligencia, violência física, psicológica e verbal. Esse trabalho tem como objetivo identificar e descrever ocorrência de tal violência em mulheres. Esse estudo foi realizado e acordo com a metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa com característica descritiva. Participaram deste estudo 50 mulheres brasileiras com idade superior a 18 anos, primíparas ou multíparas, que deram à luz em maternidades públicas ou privadas no município Boa Vista-RR. Com o resultado este estudo, obteve-se como resposta a inquestionada situação de problemas de desinformação, situações que demonstram a falta de preparo dos profissionais de saúde e a falta de autonomia das mulheres gestantes desde a primeira consulta do pré-natal até o puerpério. Constatou-se que a maioria das entrevistadas apresentaram queixas que caracterizam a violência obstétrica.

Biografia do Autor

Layra Beatriz da Silva Pereira del Pozo, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Flávia Amaro Gonçalves Tavares, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Possui graduação em Nutrição, Especialização em Saúde da Família, Gestão da Segurança de Alimentos, Mestrado em Ciência de Alimentos e Doutorado em Biotecnologia. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População.

Downloads

Publicado

2022-05-08

Como Citar

Pozo, L. B. da S. P. del, & Tavares, F. A. G. . (2022). ENTENDIMENTO SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA DE MULHERES NO MUNICÍPIO BOA VISTA-RR. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 8(1), 36–47. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1188