ENFERMAGEM, PRESCRIÇÃO E EXECUÇÃO DE CUIDADOS NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Caroline Barrozo da Silva Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Daia Poliana Borges Machado Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Ester Correa Rodrigues de Faria Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Daniela Sousa Trindade Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Palavras-chave:

Lesão por Pressão, Segurança do Paciente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

A Lesão por pressão (LPP), também conhecida como úlcera por pressão ou ferida de decúbito, é o nome dado ao comprometimento da integridade da pele causado por pressão ou pressão combinada ao cisalhamento e/ou fricção sobre a pele e/ou tecidos moles que recobrem proeminências ósseas, tais como a região do sacro, calcâneo, crista ilíaca entre outras. Considerado pela Anvisa um evento adverso proveniente da prestação de cuidados. Objetivou-se compreender os processos de avaliação de risco e prevenção de lesões por pressão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de base descritiva. Foram levantados seis artigos que demonstraram fatores que interferem na prevenção das lesões. A pesquisa bibliográfica demonstrou que os altos índices de lesão por pressão estão diretamente relacionados a adesão dos enfermeiros às devidas condutas de prevenção do desenvolvimento de LPP contempladas na literatura, observou-se que as equipes de enfermagem estudadas seguiam apenas os cuidados básicos de enfermagem o que se mostrou um déficit na assistência. A avaliação e planejamento de cuidados com a pele são uma atribuição do profissional enfermeiro, embora a participação da equipe multiprofissional na implantação desses cuidados de prevenção seja fundamental para a manutenção da integridade cutânea dos pacientes. As LPP no âmbito da segurança do paciente são consideradas como evento adverso resultando dano ao paciente, podem, na maioria das vezes, ser prevenidas com medidas simples e eficazes. Investimentos em ações que promovam a prevenção das lesões por pressão é uma estratégia que pode evitar danos consideráveis aos pacientes e reduzir custos em saúde associados a esses danos.

Biografia do Autor

Caroline Barrozo da Silva , Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia.

Daia Poliana Borges Machado , Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Acadêmica do Curso de Bacharel em Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Ester Correa Rodrigues de Faria , Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Docente do Curso de Enfermagem, Centro Universitário Estácio da Amazônia, Boa Vista / Roraima. Especialista em Enfermagem Dermatológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética - SOBENFeE. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Atuando no Serviço de Tratamento de Feridas do Hospital Geral de Roraima. 

Daniela Sousa Trindade , Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado do Amazonas (2007), Especialização em Enfermagem Cardiovascular também pela UEA (2009), Especialização em Linhas de Cuidado em Doenças Crônicas não Transmissíveis pela Universidade Federal de Santa Catariana - UFSC (2012), Especialização em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2017), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Roraima (2014). Atualmente é Enfermeira Plantonista na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica - UTI P na rede de atenção do Município de Boa Vista RR, Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Estácio da Amazônia. Experiência na área de Enfermagem de Alta Complexidade e Emergência de adultos e pediátricos, Segurança do Paciente, Saúde Coletiva com ênfase na Puericultura, Gerontologia, Doenças Crônicas, Terapia Complementar e Plantas medicinais, atuando nos seguintes temas: Enfermagem, Técnicas e Tecnologias em saúde, Segurança do Paciente, Terapia Intensiva Adulto e Pediátrica, Puericultura, Saúde do idoso, Terapia Alternativa e Plantas Medicinais. 

Downloads

Publicado

2022-05-08

Como Citar

Silva , C. B. da ., Machado , D. P. B. ., Faria , E. C. R. de ., & Trindade , D. S. . (2022). ENFERMAGEM, PRESCRIÇÃO E EXECUÇÃO DE CUIDADOS NA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 8(1), 20–35. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1187