O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM PROGRAMAÇÃO INICIAL DE COMPUTADORES COM LINGUAGEM PYTHON
Palavras-chave:
Computadores, Ensino-aprendizagem, Programação, PythonResumo
O ensino e aprendizagem de programação de computadores ainda constituem um grande desafio para os alunos devido a fatores como estratégias de ensino, dificuldades na abstração da linguagem, entre outros. O presente trabalho tem por objetivo propor uma abordagem sobre o processo de ensino e aprendizagem em programação inicial de computadores com a linguagem Python. Python é uma linguagem de programação fácil de usar, tem uma sintaxe elegante e simplifica o funcionamento do programa. Tal temática está de encontro a formação dos pesquisadores que busca na linguagem fator motivacional para atrair e aumentar o interesse para o conteúdo e para área de computação, pois, a aprendizagem de programação exige alto grau de abstração, tempo e esforço de aprendizagem. Para alcançar o objetivo da abordagem foi utilizado a linguagem de programação Python e um material instrucional desenvolvido para apoio. Uma avaliação preliminar da abordagem proposta junto ao material, indicou o interesse dos alunos pela linguagem de programação em Python, e como resultados, foram desenvolvidas habilidades com as práticas de programação, porém, há necessidade de abordagens que tornem a aprendizagem de programação mais atrativa, interativa e lúdica que contribuirá para o processo de ensino-aprendizagem, incentivando professores e estudantes a criarem aplicativos para a resolução de problemas sociais que envolvam a comunidade ondem vivem.