O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO DO TRECHO DA BR 364 NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR PARA INTEGRAR O BRASIL AO PERU E O CONFLITO NORMATIVO ENTRE O DECRETO N° 97.839/89 E A LEI N° 9.985/2000

A ANÁLISE DO FATO SOB O VIÉS DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E OS RISCOS AOS POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Christianne Martins Jatene Gross Universidade Estácio de Sá - UNESA
  • Leandro Leri Gross Universidade Estácio de Sá - UNESA

Palavras-chave:

conflito, normativo, meio ambiente, indígenas

Resumo

A construção do trecho da BR 364 no Parque Nacional da Serra do Divisor sob a justificativa de integração do Brasil ao Peru tem produzido acirrado debate político e social. O discurso do grupo político e de alguns setores empresariais estão fundamentados no desenvolvimento do comércio entre os dois países. A intervenção no parque nacional não iria passar despercebida pelos grupos que atuam em defesa da proteção ambiental e dos povos indígenas. Através do serviço de acesso à informação do Governo Federal, obteve-se do Instituto Chico Mendes – ICMBio, cópia integral do processo administrativo da consulta realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA sobre a implantação do trecho complementar com vista à integração entre o Brasil e o Peru, prevendo a travessia do Parque Nacional da Serra do Divisor. O conflito normativo entre o Decreto n° 97.839/89 que criou o Parque Nacional da Serra do Divisor e previu a construção do trecho da BR e a Lei n° 9.985/2000, que regulamenta o art. 225, § 1°, incisos I, II, II e VII da Constituição Federal e instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza deve se interpretado sob a ótica dos direitos fundamentais, considerando os riscos ao meio ambiente e aos povos indígenas.

Biografia do Autor

Christianne Martins Jatene Gross, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Advogada. Enfermeira. Mestranda em direito pela Estácio de Sá (UNESA). Especialista em administração em saúde pela PUC/PR. Especialista em auditoria e mecanismos de regulação em saúde pela Universidade Gama Filho. Especialista em gestão integrada da qualidade em saúde pela Fundação Educacional Lucas Machado.

Leandro Leri Gross, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Juiz de Direito do Estado do Acre. Mestrando em direito pela Estácio de Sá (UNESA). Especialista em direitos humanos e Sociedade pela Faculdade Barão do Rio Branco. Especialista em direito eleitoral pela Faculdade Barão do Rio Branco. MBA em administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão Financeira no Setor Público pela Uninter.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Gross, C. M. J. ., & Gross, L. L. . (2022). O LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CONSTRUÇÃO DO TRECHO DA BR 364 NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO DIVISOR PARA INTEGRAR O BRASIL AO PERU E O CONFLITO NORMATIVO ENTRE O DECRETO N° 97.839/89 E A LEI N° 9.985/2000: A ANÁLISE DO FATO SOB O VIÉS DO DIREITO FUNDAMENTAL AO MEIO AMBIENTE EQUILIBRADO E OS RISCOS AOS POVOS INDÍGENAS. Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(3), 78–97. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1167