A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem de Química, Sequência DidáticaResumo
A utilização das TIC’s se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem significativa. O tema abordado é: A tecnologia digital no ensino - aprendizagem de Química: uma proposta de sequência didática, cujo objetivo geral é Analisar as contribuições de uma sequência didática, mediante o uso de um software educativo (simuladores) como ferramenta facilitadora, para o ensino-aprendizado do conteúdo de química orgânica na 3a série do ensino médio, e a problematização se dá a partir da pergunta norteadora: Como a aplicação de uma sequência didática diferenciada, com a utilização das Tics como ferramenta facilitadora numa abordagem de Ciência Tecnologia e Sociedade pode favorecer a aprendizagem significativa para estudantes da 3º série do Ensino Médio nos conceitos de química orgânica? No marco metodológico define-se que a natureza da pesquisa é de abordagem teórica bibliográfica, de natureza qualitativa, configurando-se em uma pesquisa ação. Portanto, nesta proposta educativa se enfatiza a relevância para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando o crescimento intelectual e social dos alunos melhorando o trabalho em equipe, por meio de um ensino mais envolvente e menos excludente.