A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Bruna Diniz Silva Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Lusyanny Parente Albuquerque Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia
  • Joicy Mariano Compagnon Universidade Estadual de Roraima - UERR
  • Adalgisa Figueira Moraes Universidade Estadual de Roraima - UERR

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem de Química, Sequência Didática

Resumo

A utilização das TIC’s se enquadra como instrumentos pedagógicos capazes de auxiliar o professor no processo de construção do conhecimento, proporcionando uma aprendizagem significativa. O tema abordado é: A tecnologia digital no ensino - aprendizagem de Química: uma proposta de sequência didática, cujo objetivo geral é Analisar as contribuições de uma sequência didática, mediante o uso de um software educativo (simuladores) como ferramenta facilitadora, para o ensino-aprendizado do conteúdo de química orgânica na 3a série do ensino médio, e a problematização se dá a partir da pergunta norteadora: Como a aplicação de uma sequência didática diferenciada, com a utilização das Tics como ferramenta facilitadora numa abordagem de Ciência Tecnologia e Sociedade pode favorecer a aprendizagem significativa para estudantes da 3º série do Ensino Médio nos conceitos de química orgânica? No marco metodológico define-se que a natureza da pesquisa é de abordagem teórica bibliográfica, de natureza qualitativa, configurando-se em uma pesquisa ação. Portanto, nesta proposta educativa se enfatiza a relevância para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando o crescimento intelectual e social dos alunos melhorando o trabalho em equipe, por meio de um ensino mais envolvente e menos excludente.

Biografia do Autor

Bruna Diniz Silva, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestrando do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Lusyanny Parente Albuquerque, Centro Universitário Estácio da Amazônia - Estácio Amazônia

Mestrando do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Joicy Mariano Compagnon, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestrando do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Adalgisa Figueira Moraes, Universidade Estadual de Roraima - UERR

Mestrando do Mestrado Profissional do Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima - UERR.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Silva, B. D. ., Albuquerque, L. P. ., Compagnon, J. M. ., & Moraes, A. F. . (2022). A TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO - APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA . Revista Multidisciplinar Pey Këyo Científico - ISSN 2525-8508, 7(3), 12–27. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/pkcroraima/article/view/1157