Desigualdades sociais e saúde da mulher: garantia de acesso e cuidado
Palavras-chave:
Iniquidade Em Saúde, Acesso Aos Serviços De Saúde, Saúde Da Mulher;, Determinantes Sociais Da Saúde, Políticas PúblicasResumo
Este ensaio teórico teve como objetivo analisar o impacto das desigualdades sociais na saúde da mulher, com ênfase nos desafios relacionados ao acesso e à qualidade do cuidado em diferentes contextos sociais. O estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão narrativa da literatura, utilizando artigos científicos publicados nos últimos cinco anos em bases de dados como SciELO, LILACS e Google Acadêmico. A análise dos estudos permitiu a identificação de três categorias temáticas: determinantes sociais da saúde e desigualdades de gênero; barreiras institucionais e acesso aos serviços de saúde; e vulnerabilidades específicas e interseccionalidade na saúde da mulher. Os resultados evidenciam que fatores como raça, classe social, território e identidade de gênero influenciam significativamente a forma como as mulheres acessam e recebem cuidados de saúde. Além disso, práticas discriminatórias, falta de infraestrutura e políticas públicas insuficientes contribuem para a perpetuação das iniquidades em saúde. Conclui-se que a superação dessas desigualdades requer políticas públicas intersetoriais, sensíveis à diversidade de gênero e raça, e o fortalecimento de ações que promovam o acesso universal e o cuidado integral, visando a equidade em saúde para todas as mulheres.
Referências
ALENCAR, Joaquim Eduardo Figueira Farias et al. Mortalidade por neoplasia encefálica no norte do Brasil. Reunião Científica, n. XVI, 2025.
BONAN, Claudia et al. Itinerários de cuidado à saúde de mulheres em situações de abortamento: aspectos metodológicos do estudo qualitativo da pesquisa Nascer no Brasil II. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, p. e00006223, 2024.
BORDE, Elis et al. Impacto dos modelos de financiamento na equidade no acesso, qualidade dos cuidados e garantia do direito universal à saúde em Moçambique. 2023.
DE JESUS SANTOS, Emile et al. Fatores de risco associados à mortalidade de gestantes e puérperas com sars-cov-2 durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 11, p. 2273-2290, 2024.
DE SOUSA, Larissa Araújo et al. Características demográficas e clínico-obstétricas e renda familiar de puérperas. TEMA-Revista Eletrônica de Ciências (ISSN 2175-9553), v. 25, n. 38, 2024.
ESPOSTI, Carolina Dutra Degli et al. Adequação da assistência odontológica pré-natal: desigualdades sociais e geográficas em uma região metropolitana do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4129-4144, 2021.
ESPOSTI, Carolina Dutra Degli et al. Adequação da assistência odontológica pré-natal: desigualdades sociais e geográficas em uma região metropolitana do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, p. 4129-4144, 2021.
GUIMARÃES, Júlia Borges de Sá; TEIXEIRA, Mariana Nader. Compreensão da percepção acerca da pobreza menstrual em mulheres em situação de rua. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Ciências Médicas e da Vida, Goiânia, 2024.
MACHADO, Vanessa Cristina. Direitos humanos e políticas públicas de saúde para populações específicas. Revista Interdisciplinar de Saúde e Educação, v. 3, n. 1, p. 47-71, 2022.
OLIVEIRA, Nayara Priscila Dantas de et al. Desigualdades sociais no diagnóstico do câncer do colo do útero no Brasil: um estudo de base hospitalar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, p. e03872023, 2024.
OLIVEIRA, Nayara Priscila Dantas de et al. Desigualdades sociais no diagnóstico do câncer do colo do útero no Brasil: um estudo de base hospitalar. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, p. e03872023, 2024.
RIBEIRO, Thamiris. “Que horas ela volta?” A trajetória de mulheres periféricas que usam drogas na busca por acolhimento nos serviços de saúde. 2024.
SANTOS, AGDA RENATA BARROS et al. Saúde da mulher negra e seus determinantes sociais para a ocorrência de câncer de colo do útero: uma revisão literária, Anais CONSAMU, 2022.
SILVA, Tatiane Costa; DIAS, Magna Ribeiro; DE OLIVEIRA, Josué Miguel. Condições de saúde bucal de mulheres cisgênero e transexuais em condições de vulnerabilidade social. Revista Sociedade Científica, v. 7, n. 1, p. 5436-5449, 2024.
SORJ, Bila; FRAGA, Alexandre Barbosa. Licenças maternidade e paternidade no Brasil: direitos e desigualdades sociais. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 39, p. e0193, 2022.
SOUTO, Kátia; MOREIRA, Marcelo Rasga. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: protagonismo do movimento de mulheres. Saúde em Debate, v. 45, n. 130, p. 832-846, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estação Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.