Gamificando o ensino de anatomia patológica veterinária: uma abordagem interativa
Palavras-chave:
Gamificação, Monitoria, Kahoot!, ´Patologia veterináriaResumo
A utilização de jogos como forma de aprendizado tem ganhado crescente reconhecimento na sociedade educacional. Dessa maneira, o propósito dessa investigação foi abordar a importância de um jogo digital criado na plataforma Kahoot! para a monitoria de Patologia Veterinária, a fim de contribuir para a formação de futuros médicos veterinários. Para tal, a metodologia adotada foi um relato de experiência com uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) e descritiva, a fim de divulgar a vivência e refletir acerca da importância da gamificação para a melhoria da compreensão dos estudantes. Além disso, para realizar a coleta de dados, foi necessário fazer uma pesquisa-participante e disponibilizar um formulário on-line contendo dez questões. Ao todo, participaram da monitoria, 68 discentes do curso de Medicina Veterinária (duas turmas), dentre estes, 32 responderam ao questionário. Assim, foram obtidos que a maioria apresentou uma concepção positiva, ao considerar que a gamificação potencializou o seu conhecimento e somente um participante não concordou com essa afirmação. Além disso, pode-se inferir que houve um ambiente de aprendizado mais envolvente e colaborativo, ao incorporar elementos de jogos no contexto educacional. Neste viés, constatou-se que o uso do quiz on-line na monitoria de Patologia Veterinária demonstrou ser uma ferramenta favorável para amplificar o ato de revisar, aprender e desenvolver habilidades cooperativas nos discentes. Assim, como colaborou para a vivência dos monitores no âmbito do ensino, utilizando a gamificação, como metodologia centrada no processo mais ativo do estudante-monitor.
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