Ações de sustentabilidade e vantagem competitiva: uma análise em indústrias de micro e pequeno porte da cidade de Curitiba

Autores

  • Gislaine Heleno Alves Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Portulhak Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Socioambiental, Vantagens Competitivas

Resumo

O estudo identificou as estratégias de responsabilidade social adotadas por indústrias de micro e pequeno porte como forma de obtenção de vantagem competitiva. Foi empreendida uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas, junto a quatro micro e pequenas empresas da cidade de Curitiba, cidade considerada referência no aspecto ambiental. Os resultados apresentaram que as empresas efetuam ações e planos de gestão ambiental, contudo estritamente ligadas ao cumprimento de leis ambientais, obtenção de licenças e alvarás de funcionamento. As ações de sustentabilidade implantadas não são vistas como provedoras de vantagens competitivas, sendo observadas apenas como geradoras de custos. Tais achados vão de encontro à literatura acadêmica, que indicam mudanças do comportamento do consumidor e absorção de práticas sustentáveis pelas empresas como vantagem competitiva. Resta notória a importância do governo na condução de questões ambientais por meio de legislações e regulamentações, em especial para micro e pequenas indústrias.

 

Referências

ABRANCHES, Sérgio. et al. Agenda Climática, Sustentabilidade e desafio competitivo. In: ZYLBERSZTAJN, DAVID; LINS, CLARISSA (Org.). Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 15-35.

AGÊNCIA BRASIL. Micro e pequenas empresas se destacam nos empregos gerados em 2022. Brasília, 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/micro-e-pequenas-empresas-se-destacam-nos-empregos-gerados-em-2022. Acesso em 3 mar 2023.

BERLATO, Larissa Fontoura; SAUSSEN, Fabiane; GOMEZ, Luiz Salomão Ribas. A sustentabilidade empresarial como vantagem competitiva em Branding. DAPesquisa, v. 11, n. 15, p. 24-041, 2016.

BEUREN, Ilse Maria. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. São Paulo: Atlas, 2013.

BUETTGEN, John J. et al. Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação no Brasil. Curitiba: Grafo Estúdio, 2017.

COELHO, Taiane R.; PRZEYBILOVICZ, Erico; CUNHA, Maria A. Práticas ambientais: um estudo nas empresas industriais do setor alimentício de Curitiba. In.: SEMEAD - Seminários em Administração, 13., São Paulo, 2010, Anais... São Paulo: USP, 2010.

COOPER, Donald R.; SCHINDLER, Pamela S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CURITIBA. Curitiba é a cidade mais sustentável da América Latina, aponta Corporate Knights. Curitiba: Disponível em https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-e-a-cidade-mais-sustentavel-da-america-latina-aponta-corporate-knights/64239. Acesso em: 3 Mar. 2023.

ELKINGTON, John. Cannibals With Forks: Triple Bottom Line of 21st Century Business. Capstone, 1999.

FIEP. Sistema FIEP certifica 42 MPEs no Projeto Gestão Sustentável. Curitiba, 2018 Disponível em: http://agenciafiep.com.br/2018/02/08/sistema-fiep-certifica-42-mpes-no-projeto-gestao-sustentavel/. Acesso em: 2 set. 2018.

INMETRO. Cartilha Compreendendo a Responsabilidade Social. Brasília, 2016. Disponível em http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/cartilha_compreendendo_a_responsabilidade_social.pdf. Acesso em: 9 mar 2019.

KINLAW, Dennis C. Empresa Competitiva e Ecológica. São Paulo: Makron Books, 1998.

LEITE, Karla Oliveira; SANTOS, Mary Jane Vieira; OLIVEIRA, José Cleverton de. Sustentabilidade: Fator Preponderante nas Micro e Pequenas Empresas. Revista Administração Eletrônica, n. 6, 2011.

LEITE, Luciana R.; SILVA, Christiane L. C.; MENEZES, Emilio de A. Sustentabilidade: um diferencial competitivo para micro e pequenas empresas. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 29., 2009, Anais... Salvador: ABEPRO, 2009.

LEMME, Celso F. O valor gerado pela sustentabilidade corporativa. In: ZYLBERSZTAJN, D.; LINS, C. (Org.). Sustentabilidade e geração de valor: a transição para o século XXI. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. p. 37-62.

LINNENLUECKE, Martina K.; RUSSELL, Sally V.; GRIFFITHS, Andrew. Subcultures and sustainability practices: The impact on understanding corporate sustainability. Business Strategy and the Environment, v. 18, n. 7, p. 432-452, 2009.

LOUETTE, Anne. Compêndio para a sustentabilidade: ferramentas de gestão de responsabilidade socioambiental. São Paulo: Antakarana Cultura Arte Ciência WHH, 2007.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústria e da Concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

RUGGI, Maíra O.; OLIVEIRA, Elza A. O. Empreendedorismo e sustentabilidade: o caso da Incubadora PTI. Disponível em http://www.isaebrasil.com.br/download/04%20Livro_Catedra%20Empreendedorismo%20e%20Sustentabilidade.pdf. Acesso em 10 mar. 2019.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

STADLER, Adriano; ARANTES, Elaine C.; HALICKI, Zélia. Empreendedorismo e Responsabilidade Social. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014.

VIEIRA, Priscila P. A sustentabilidade corporativa como orientadora do modelo de negócio: estudo de multicascos de organizações industriais. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná. 2016.

Downloads

Publicado

2024-01-01

Como Citar

Heleno Alves, G. ., & Portulhak, H. . (2024). Ações de sustentabilidade e vantagem competitiva: uma análise em indústrias de micro e pequeno porte da cidade de Curitiba. Estação Científica, 17(JUL./DEZ.). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2754

Edição

Seção

Artigos