Ações de sustentabilidade e vantagem competitiva: uma análise em indústrias de micro e pequeno porte da cidade de Curitiba

Autores

  • Gislaine Heleno Alves Universidade Federal do Paraná
  • Henrique Portulhak Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Socioambiental, Vantagens Competitivas

Resumo

O estudo identificou as estratégias de responsabilidade social adotadas por indústrias de micro e pequeno porte como forma de obtenção de vantagem competitiva. Foi empreendida uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas, junto a quatro micro e pequenas empresas da cidade de Curitiba, cidade considerada referência no aspecto ambiental. Os resultados apresentaram que as empresas efetuam ações e planos de gestão ambiental, contudo estritamente ligadas ao cumprimento de leis ambientais, obtenção de licenças e alvarás de funcionamento. As ações de sustentabilidade implantadas não são vistas como provedoras de vantagens competitivas, sendo observadas apenas como geradoras de custos. Tais achados vão de encontro à literatura acadêmica, que indicam mudanças do comportamento do consumidor e absorção de práticas sustentáveis pelas empresas como vantagem competitiva. Resta notória a importância do governo na condução de questões ambientais por meio de legislações e regulamentações, em especial para micro e pequenas indústrias.

 

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Publicado

2024-01-01

Edição

Seção

Artigos