A Disciplina de gestão escolar e seu componente extensionista na matriz curricular do curso de Pedagogia
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Extensão, Gestão escolarResumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre uma prática pedagógica a partir do componente extensionista na disciplina de Gestão Escolar do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora/MG. Ao atender as normativas que regulamentam a Formação Inicial de Professores (as) em Licenciatura Plena em Pedagogia, compreende-se a extensão como parte constituinte da formação docente, o que implica em um engajamento ativo com as demandas da sociedade. No desenvolvimento da proposta de trabalho, focou-se na constituição de diálogos sobre gestão escolar e democrática, buscando refletir sobre a realidade social e a teoria produzida até o momento. Foram constituídos grupos de trabalhos em que os (as) alunos (as) foram a campo dialogar com a realidade educacional de uma instituição de Educação Básica. Nessa trajetória a metodologia de aprendizagem foi baseada em projetos, por meio de um itinerário formativo articulado a situações-problema reais que potencializaram a dinâmica de construção e aplicação de conhecimentos, articulando situações de aprendizagens significativas, a partir das necessidades sóciocomunitárias. No que tange à Gestão Escolar, temática central da disciplina em questão, é notório destacar como a implicação dos (as) estudantes nos trabalhos desenvolvidos evidenciou o modo como se apropriaram das experiências propiciadas no processo de desenvolvimento da proposta. A prática extensionista buscou contribuir com a formação do (a) pedagogo (a) a partir do fortalecimento de espaços de reflexão sobre o trabalho pautado nos preceitos democráticos na Educação Básica e sua importância para o cotidiano das escolas e creches.