Estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino do município de Marau-Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Avaliação nutricional, Criança, Adolescente, Obesidade, Alimentação Escolar.Resumo
O Brasil vivencia um processo de transição nutricional com elevadas taxas de sobrepeso. Nas escolas, em torno de 22,2% dos estudantes encontram-se nessa condição. O estudo objetiva conhecer o estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se um estudo descritivo quantitativo com dados secundários. A amostra é composta por todos os alunos da rede municipal de ensino. As variáveis incluem características demográficas e medidas antropométricas. Foram avaliados 3635 escolares e, em relação ao estado nutricional, 40,4% encontram-se na situação de risco nutricional. Observou-se associação significativa do estado nutricional com faixa etária e tipo de ensino, sendo a maior prevalência de excesso de peso entre as crianças seis a 11 meses (47,1%) e um a três anos e 11 meses de idade (45,5%) e na modalidade creche (44,1%). Dessa forma, políticas públicas relacionadas a alimentação escolar devem ser priorizadas, visto a importância dos primeiros anos de vida na formação dos hábitos saudáveis da população.