A propaganda em sua gênese, sob a ótica da psicanálise freudiana

Autores

  • Lílian Magalhães Costa Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Capitalismo, Propaganda, Civilização, Psicanálise.

Resumo

Esse artigo é uma pesquisa bibliográfica sobre o fenômeno da propaganda sob o olhar da psicanálise freudiana. O objetivo principal foi descrever sobre o fenômeno da propaganda, destacando as características de sua gênese e as condições de possibilidade para sua emergência, propiciando também um diálogo com textos da psicanálise. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que tratam do tema da propaganda, como de temas vinculados a isso, além de textos de Freud que abordam sobre as questões sociais. Primeiramente, foi tratado sobre o capitalismo, condição fundamental para que se pudesse emergir o fenômeno da propaganda como tal. Posteriormente, foi argumentado sobre a gênese da propaganda. E, finalmente, foi abordado o olhar psicanalítico sobre as questões da civilização, o fenômeno de massas e a busca do humano pela felicidade, de modo que esse instrumento teórico e conceitual possa oferecer uma elaboração sobre a questão da propaganda. As concepções freudianas possibilitaram uma argumentação em torno do fenômeno da propaganda tanto em torno da promessa de felicidade plena, como em relação a um elo coletivo e afetivo entre a massa.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

Lima, L. M. C. (2023). A propaganda em sua gênese, sob a ótica da psicanálise freudiana. Estação Científica, 14(JUL./DEZ.). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2391

Edição

Seção

Artigos