Perfil da satisfação corporal de frequentadores de academias e sua relação com o consumo de produtos diet e/ou light – Santa Cruz/RN
Palavras-chave:
Imagem corporal, Alimento light, Alimento diet., Atividade física.Resumo
A imagem corporal é uma variável multidimensional influenciada por diversos fatores. A sua percepção resulta em respostas emocionais associadas ao nível de satisfação corporal. As distorções na imagem corporal geralmente são acompanhadas de insatisfação, as quais geram transtornos mentais e comportamentos não saudáveis de controle de peso. Partindo deste ponto, o presente estudo teve como objetivo conhecer o perfil referente à satisfação e percepção da imagem corporal de frequentadores de academias de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, e verificar sua relação com o consumo de produtos diet e light. A percepção da imagem corporal foi analisada pela prancha de silhuetas e comparada com o IMC. A satisfação corporal foi analisada por meio do Body Shape Questionnaire, e para análise do consumo de produtos diet e light foi utilizado um questionário. Observou-se a existência de associação estatística (p=0,0003) entre o estado nutricional real e a percepção subjetiva dos indivíduos com relação ao seu corpo independente do sexo. Porém no nível de satisfação corporal com o IMC obteve-se associação estatística apenas para a população do sexo feminino (p=0,0015). Em relação ao consumo de produtos dietéticos, obteve-se resultados positivos entre os de classificação light e o grau de insatisfação da imagem corporal (p=0,006). Sabendo-se que a insatisfação corporal é um fator de alerta para adoção de práticas alimentares errôneas e desenvolvimento de transtornos alimentares, nota-se a importância da identificação precoce destes fatores, de modo a intervir para a não progressão de problemas psicológicos e fisiológicos mais graves.