A Didática no Brasil: sua trajetória e finalidade

Autores

  • Humberto Corrêa dos Santos

Palavras-chave:

Didática, Educação, Ensino Superior, Pesquisas Educacionais

Resumo

Até os anos 80 do século passado, a Didática foi figurada com ênfase na formação dos professores e no processo de ensino-aprendizagem, sem que se questionasse sua importância. No início dos anos 80, iniciaram-se agitações de crítica e contestação sobre o real significado da Didática para a construção de novas aprendizagens. Movimentos importantes discutiram mudanças em termos de metodologias, técnicas de ensino, conhecimentos e pesquisas num momento em que as tecnologias da informação, as mudanças econômicas e sociais passavam por grandes transformações. Diante da necessidade de adequação entre o antigo e atual no que se refere ao ensino e aprendizagem e aos métodos e técnicas disponíveis para esse fim é que este estudo tem como objetivo analisar a trajetória e a finalidade da Didática – de acordo com pesquisas efetuadas na área sobre essas questões – priorizando a necessidade de uma revisão crítica, a fim de buscar sua melhoria e excelência necessárias para sustentar a atual formação docente no ensino superior. Para tanto utilizou como método de estudo a revisão bibliográfica junto à literatura existente. Este estudo concluiu que é preciso utilizar, com mais ênfase, os avanços tecnológicos, científicos e educacionais junto aos acadêmicos do ensino superior em Educação e áreas afins tornando-os responsáveis e propagadores de uma nova Didática que busca sua excelência por meio de novos estudos e pesquisas da área.

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

dos Santos, H. C. (2023). A Didática no Brasil: sua trajetória e finalidade. Estação Científica, 8(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2358

Edição

Seção

Artigos