Análise de discursos do Deputado Federal Tiririca sob a perspectiva retórica aristotélica e dos meios de persuasão
Palavras-chave:
Retórica, Persuasão, TiriricaResumo
O presente artigo tem como escopo analisar discursos do Deputado Federal da República Federativa do Brasil, Tiririca, em suas campanhas eleitorais televisivas de 2010, do ponto de vista dos estudos no campo da Retórica, desenvolvidos pelo filósofo Aristóteles. Refletindo sobre a potencialidade da persuasão, buscamos comprovar como o orador se utiliza majoritariamente da linguagem e de suas escolhas lexicais na construção de sua campanha política para obter o convencimento de seu auditório e como apela, em segundo plano, para a figura caricatural que fez parte de sua história artística, numa tentativa de
aproximação com o “povo”, seu principal eleitor. Além de Aristóteles e de suas considerações sobre o mecanismo de persuasão, utilizamos e definimos a concepção de estilo de Pierre Guiraud, baseado na expressividade da língua e em sua relação com o estilo. Apresentaremos, como resultados, a identificação dos três mecanismos que propiciam à persuasão - ethos, logos e pathos -, relacionando-os ao discurso político em análise, selecionando trechos das campanhas publicitárias e confrontando-os, assim como verificando suas exaltações e suas contribuições para os discursos políticos utilizados pelo Tiririca.