Realidade virtual como proposta de reabilitação em parkinsonianos: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Jeniffer Olivério Souza Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Natália Valéria dos Reis Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Giovanna Barros Gonçalves Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Ingrid de Souza Costa Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, Fisioterapia, Reabilitação, Realidade virtual.

Resumo

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva, que acomete um em cada mil indivíduos. A faixa etária média deste acometimento é entre 50 e 70 anos de idade, predominando no sexo masculino. Possíveis fatores estão relacionados a este acometimento, tais como genética, toxinas ambientais, estresse oxidativo, anormalidades mitocondriais e alterações do envelhecimento. Estes fatores podem causar diminuição de dopamina na via nigroestrital, devido à morte de neurônios na substância negra responsáveis pela precisão e uniformidade dos movimentos e coordenação das mudanças posturais. Não há nenhuma dúvida sobre os benefícios da intervenção fisioterapêutica na doença de Parkinson. A fisioterapia neurológica, melhora o desempenho motor e a qualidade de vida dos pacientes devido ao ganho de força muscular, flexibilidade, melhora do equilíbrio, da postura e redução da bradicinesia e da rigidez. Estudos recentes apontam o uso da realidade virtual com ferramenta importante na reabilitação de pacientes com DP. O Nintendo Wii® é aplicado em tempo real ao usuário com ambientes tridimensionais em um sistema computacional. Esta modalidade necessita que os praticantes utilizem seus sentidos visuais, auditivos e táteis. Tal ferramenta possibilita integrar o usuário por meio de um avatar em um ambiente virtual por meio da leitura de movimento (Wiimote) para o treino de tarefas, permitindo feedback em tempo real estimulando o sistema motor e a cognição(dupla-tarefa). Objetivo: O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso da realidade virtual através do Nintendo Wii como proposta fisioterapêutica de reabilitação em pacientes com doença de Parkinson Método: A revisão foi desenvolvida a partir das buscas nas bases de dados Scielo, Pubmed, Lilacs, PEDro e BVS; através da combinação dos descritores em português e inglês: idoso (aged), doença de Parkinson (disease Parkinson’s), fisioterapia (physiotherapy), reabilitação (rehabilitation), realidade virtual (virtual reality), no período de Agosto a Setembro de 2018. Na pesquisa os artigos deveriam conter em seus títulos ou resumos as palavras chaves, e o tempo de publicação considerado foi de 2013 a 2018. Foram utilizados como critérios de inclusão, o estudo ser um ensaio clínico em ambos os sexos e usar somente os jogos do videogame Nintendo Wii. Para exclusão foram adotados os critérios: utilização de outras condutas de reabilitação que não a realidade virtual, não apresentar detalhadamente o tipo de jogo utilizado, o estudo somente comdados preliminares e artigos de revisão: Resultados: Após a busca, 105 artigos foram selecionados, dos quais 25 foram lidos na íntegra, 16 foram excluídos por serem artigos de revisão de literatura, 09 atenderam aos critérios de inclusão. Conclusão: A RV é favorável na intervenção fisioterapêutica do Parkinsoniano, pois potencializa o desempenho cognitivo motor e a qualidade de vida do paciente.

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Publicado

2023-12-10

Como Citar

Souza, J. O., Reis, N. V. dos, Gonçalves, G. B., & Costa, I. de S. (2023). Realidade virtual como proposta de reabilitação em parkinsonianos: uma revisão bibliográfica. Estação Científica, 13(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2332

Edição

Seção

Artigos