Narcisismo na sociedade do espetáculo: consumo e beleza feminina nas capas da revista Claudia

Autores

  • Adriana Woichinevski Viscardi Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Silvania Mineira Sottani Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Flávia Carolina Valle Machado Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Narcisismo, Sociedade de consumo, Sociedade do espetáculo

Resumo

O presente trabalho pesquisou, durante oito meses, as capas da revista feminina mais lida da América Latina, a revista Claudia, a fim de discutir como a mídia se utiliza dos apelos ao narcisismo para o público feminino. O fundamento lógico é que a indústria cultural, através da mídia, vende um eu ideal, um padrão alimentado pela sociedade do espetáculo, fantasiando uma aparência física inatingível e estimulando o consumo. Os resultados demonstram que a revista analisada colabora para a promoção de conteúdos voltados para uma padronização estética e para o narcisismo, através do uso das celebridades nas capas, da escolha das chamadas, das propagandas e de seu conteúdo jornalístico.

Downloads

Publicado

2023-12-03

Como Citar

Viscardi, A. W. ., Sottani, S. M. ., & Machado, F. C. V. . (2023). Narcisismo na sociedade do espetáculo: consumo e beleza feminina nas capas da revista Claudia. Estação Científica, 6(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2245

Edição

Seção

Artigos