Coordenação motora em crianças: um estudo quase experimental

Autores

  • Anabel Rodrigues ´Pereira Centro Universitário Estácio Juiz de
  • Emerson Rodrigues Duarte Centro Universitário Estácio Juiz de

Palavras-chave:

Motricidade, Coordenação motora, Atividade física, Criança

Resumo

A coordenação motora pode ser compreendida como a capacidade de controlar e refinar os movimentos. Atualmente, tem-se um decréscimo dos níveis de competência motora em crianças, com consequente diminuição da prática de atividades físicas, queda nos níveis de aptidão física e prejuízos à saúde e qualidade de vida. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva cujo objetivo foi de analisar a coordenação motora de crianças, mais especificamente ainfluência de fatores como idade, sexo, estado nutricional e a prática de esporte nesse desempenho. Aferiram-se peso, altura, tempo de tela e atividades físicas. A coordenação motora foi avaliada pela bateria de teste Körperkoordinationtest für Kinder (Teste de Coordenação Corporal para Crianças). Os resultados evidenciam que os escolares do sexo masculino apresentaram melhores níveis de coordenação motora do que o feminino, constatando-se também um decréscimo significativo nos níveis de coordenação em escolares com idade mais avançada. Além disso, observou-se que os praticantes de esportes possuíam índices mais elevados de coordenação motora. Os escolares com sobrepeso ou obesidade revelaram menores escores de coordenação motora. Portanto, conclui-se que a coordenação motora de crianças pode ser influenciada por diferenças sexuais e por condições ambientais como obesidade e que há tendência de diminuição de desempenho desse parâmetro no final da infância.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Como Citar

´Pereira, A. R., & Duarte, E. R. (2023). Coordenação motora em crianças: um estudo quase experimental. Estação Científica, 12(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2213

Edição

Seção

Artigos