As parcerias e o relacionamento entre as pequenas empresas como diferencial para inovação

Autores

  • Rodrigo Marques Teixeira UFRJ
  • Francisco Moura Duarte UFRJ

Palavras-chave:

Gestão., Inovação., Clientes., Oferta., Organização.

Resumo

O presente estudo busca compartilhar a experiência adquirida em campo na atuação de acompanhamento de mais de 44 empresas ao longo de 29 meses de trabalho e destacar ações abordadas englobando as dimensões clientes, oferta e organização. Será esclarecido como algumas pequenas empresas conseguiram diferenciação e inovação nos mercados que elas atuam possibilitando bons resultados financeiros e melhores desempenhos. Dentre tais empresas atuantes nos setores de serviços, indústrias, comércios, destacam-se as ações de melhores relacionamentos com clientes, fornecedores e aumento da oferta enquanto a demanda estava baixa. Segundo artigo publicado no site Info branding (2016), muitos acham que o momento é de diversificar sua linha de produtos em mercados que não são a sua especialidade, esquecendo que sua marca já pode ter atingido uma massa crítica de reconhecimento por parte dos consumidores. Segundo MUNIS (2016), quando se diversifica, você perde a sua identidade com seus clientes e o seu cliente passa a não te reconhecer mais como ele o conheceu antigamente, confundindo assim a experiência de compra do consumidor. Neste artigo, poderá ser observado como algumas empresas conseguiram aumentar sua participação de mercado, sem sair do seu segmento de atuação, agregando valor à sua marca e aumentando suas relações com o ambiente externo em que ela está inserida.

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Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos