Violência Simbólica no âmbito escolar: a contribuição de Pierre Bourdieu em relação à violência

Autores

  • Rosalina Rodrigues de Oliveira Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira Centro Universitário Estácio de Brasília
  • Kelly Eduarda Borges Carrijo Centro Universitário Estácio de Brasília

Palavras-chave:

Violência Simbólica, Ensino-aprendizagem, Prática Docente

Resumo

Essa pesquisa tem como tema a violência simbólica no âmbito escola. O objetivo geral é investigar de que
maneira a violência simbólica, praticada pelo docente, influencia no processo de ensino e aprendizagem nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica ancorada nos
pressupostos de Bourdieu (1989), Abramovay (2015) e Faleiros e Faleiros (2007). No percurso metodológico,
desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, por meio de observação participante e
entrevista, realizada com três professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola
Pública localizada no Distrito Federal. Pode-se concluir que a violência simbólica, na prática docente, é
intensificada quando o docente, não conseguindo se impor pela autoridade, recorre ao autoritarismo, ou seja,
utiliza-se da violência para se colocar numa posição superior à do aluno ou para manter a disciplina na sala de
aula

Biografia do Autor

Rosalina Rodrigues de Oliveira, Centro Universitário Estácio de Brasília

Docente do Centro Universitário Estácio de Brasília, Brasília-DF, Brasil; Doutora em Educação – Universidade de Brasília

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Centro Universitário Estácio de Brasília

Docente do Centro Universitário Estácio de Brasília, Brasília-DF, Brasil; Doutorando em Educação na Universidade de Brasília

Kelly Eduarda Borges Carrijo, Centro Universitário Estácio de Brasília

Graduada em Pedagogia no Centro Universitário Estácio de Brasília

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Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos