Violência Simbólica no âmbito escolar: a contribuição de Pierre Bourdieu em relação à violência
Keywords:
Violência Simbólica, Ensino-aprendizagem, Prática DocenteAbstract
Essa pesquisa tem como tema a violência simbólica no âmbito escola. O objetivo geral é investigar de que
maneira a violência simbólica, praticada pelo docente, influencia no processo de ensino e aprendizagem nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica ancorada nos
pressupostos de Bourdieu (1989), Abramovay (2015) e Faleiros e Faleiros (2007). No percurso metodológico,
desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, por meio de observação participante e
entrevista, realizada com três professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola
Pública localizada no Distrito Federal. Pode-se concluir que a violência simbólica, na prática docente, é
intensificada quando o docente, não conseguindo se impor pela autoridade, recorre ao autoritarismo, ou seja,
utiliza-se da violência para se colocar numa posição superior à do aluno ou para manter a disciplina na sala de
aula