AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Autores/as

  • Esda Maria Lacerda Cunha

Palabras clave:

Avaliação Formativa, Avaliação Tradicional, Ensino Superior, Aprendizagem

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa que investigou as opiniões de professores do Ensino Superior a respeito do tema “avaliação formativa”. A pesquisa teve por objetivo geral identificar, caracterizar e analisar as práticas avaliativas comprometidas com a superação da avaliação tradicional segundo a percepção dos professores. A partir do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar se os professores possuem um conceito formado sobre avaliação formativa; analisar a relação existente entre o processo avaliativo e a aprendizagem/desempenho do aluno; identificar as características da avaliação formativa que emergem da prática da sala de aula e identificar os procedimentos avaliativos que estão sendo utilizados no contexto do trabalho pedagógico. O estudo envolveu cinco professores de uma instituição privada de Ensino Superior. Todos os professores têm mestrado completo e atuam em cursos de formação de profissionais da educação. Os dados foram coletados a partir de questionário. A análise dos dados assumiu um enfoque predominantemente descritivo. Os resultados sugerem que concepções/práticas avaliativas nos cursos de formação de professores estão avançando no sentido de uma avaliação menos classificatória e mais formativa.

Biografía del autor/a

Esda Maria Lacerda Cunha

Graduada em Matemática pelo UniCeub, em 1987. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1986, atuando no Ensino Médio.

Publicado

2009-12-01

Número

Sección

Artigos