AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Authors

  • Esda Maria Lacerda Cunha

Keywords:

Avaliação Formativa, Avaliação Tradicional, Ensino Superior, Aprendizagem

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa que investigou as opiniões de professores do Ensino Superior a respeito do tema “avaliação formativa”. A pesquisa teve por objetivo geral identificar, caracterizar e analisar as práticas avaliativas comprometidas com a superação da avaliação tradicional segundo a percepção dos professores. A partir do objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar se os professores possuem um conceito formado sobre avaliação formativa; analisar a relação existente entre o processo avaliativo e a aprendizagem/desempenho do aluno; identificar as características da avaliação formativa que emergem da prática da sala de aula e identificar os procedimentos avaliativos que estão sendo utilizados no contexto do trabalho pedagógico. O estudo envolveu cinco professores de uma instituição privada de Ensino Superior. Todos os professores têm mestrado completo e atuam em cursos de formação de profissionais da educação. Os dados foram coletados a partir de questionário. A análise dos dados assumiu um enfoque predominantemente descritivo. Os resultados sugerem que concepções/práticas avaliativas nos cursos de formação de professores estão avançando no sentido de uma avaliação menos classificatória e mais formativa.

Author Biography

Esda Maria Lacerda Cunha

Graduada em Matemática pelo UniCeub, em 1987. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 1986, atuando no Ensino Médio.

Published

2009-12-01

Issue

Section

Artigos