PERCEPÇÃO DE DOCENTES A RESPEITO DA PRÁTICA DE BULLYING NA ESCOLA

Authors

  • Alexandre de Paula e Silva

Keywords:

Bullying, Professor, Agressão, Violência, Escola

Abstract

A violência juvenil é preocupante em todo o mundo, sendo, portanto, um grave problema de saúde pública. Este estudo de campo teve como objetivo avaliar a percepção de professores a respeito do bullying no contexto escolar. Para a coleta de dados foram aplicados questionários presenciais a 69 profissionais com idade média de 34 anos, 71% do sexo feminino, que trabalham em séries da educação infantil ao Ensino Médio, com tempo médio de 9,8 anos na docência. A maioria dos pesquisados percebe o bullying como um conjunto de atitudes agressivas intencionais e repetitivas, sendo os sinais mais evidentes da ocorrência de bullying a agressividade, a insegurança, o isolamento e a resistência a ir para a escola. O principal motivo que dificulta a identificação do bullying, segundo amostra, é a falta de conhecimento sobre o assunto, e uma das ações mais importantes a serem desenvolvidas pela escola e/ou profissional da educação é o monitoramento das dificuldades dos jovens em seu convívio social.Conclui-se que os participantes percebem a gravidade do bullying no ambiente escolar, quando ressaltam a importância dos educadores e da escola tomarem  várias medidas de intervenção e combate a esse tipo de comportamento.

Published

2010-01-15

Issue

Section

Artigos