CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SUBJACENTES AO PISA

Autores/as

  • Robinson Moreira Tenório, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo

Resumen

O presente trabalho discute as concepções de letramento matemático que permeiam a elaboração de itens para avaliação de larga escala da educação básica, mais especificamente o PISA (Programa Internacional de Avaliação Estudantil). O estudo
foi realizada através de revisão bibliográfica e análise documental. O artigo apresenta diferentes concepções de letramento matemático e as habilidades em matemática exigidas nesta avaliação; estabelecer uma relação entre tais habilidades e o letramento matemático permitirá a realização de uma análise, a partir da perspectiva brasileira, das possíveis implicações da avaliação do letramento matemático no PISA para a melhoria da educação básica no Brasil.

Publicado

2022-02-16

Cómo citar

Robinson Moreira Tenório, Maria de Lourdes Haywanon Santos Araujo. (2022). CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL SUBJACENTES AO PISA. Revista Ciência (In) Cena, 1(2). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/cienciaincenabahia/article/view/290